domingo, 8 de julho de 2012

Humano e Divino


Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem está em nosso meio. Este é o mistério da encarnação, esta é uma verdade fundamental da fé e por ela sabemos que a natureza humana e a natureza divina de Nosso Senhor Jesus Cristo nem se confundem nem separam. Formam uma única pessoa, a segunda pessoa da Santíssima Trindade.

Foi no Concilio Ecumênico da Calcedônia (ano 451), que a Igreja formalizou dogmaticamente esta verdade de fé: “Um só e mesmo filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, perfeito na sua divindade, perfeito na sua humanidade, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, composto de alma racional e de corpo; consubstancial ao Pai quanto a divindade, consubstancial a nós quanto a humanidade, em tudo semelhante a nós, menos no pecado (Hb 4,15); gerado do Pai antes dos séculos, segundo a divindade, e nos últimos tempos, por nós, para nossa salvação, gerado de Maria Virgem, Mãe de Deus, segundo a humanidade; que se deve reconhecer um só Cristo Senhor, Filho Unigênito, em duas naturezas, sem confusão, imutáveis, indivisíveis, inseparáveis, de nenhum modo suprimida a diferença das naturezas por causa de sua união, mas salvaguardada a propriedade de cada natureza e confluindo numa só pessoa e hipóstase, não separado ou dividido em duas pessoas, mas um só e mesmo Filho Unigênito, Deus Verbo, Senhor Jesus Cristo, como outrora nos ensinaram sobre Ele os profetas e depois o próprio Jesus Cristo e como nos transmitiu o Símbolo da Patrística.”

A encarnação de Jesus Cristo ocorre na plenitude dos tempos, e com ela vivemos e antecipamos aquilo que será a realidade final na ressurreição dos mortos. A encarnação do Filho de Deus permite ver realizada uma síntese duradoura e definitiva que a mente humana por si mesma não poderia imaginar: O eterno entra no tempo, o Tudo se esconde no fragmento. Deus assume o rosto do homem. Deste modo a verdade expressa na revelação do Cristo, deixou de estar circunscrita a um âmbito territorial e cultural, abrindo-se a todo homem e mulher que a queiram acolher como palavra definitivamente válida para dar sentido a existência (cf. Fides e Ratio-João Paulo II).

Só no Verbo de Deus feito carne se realizou a obra de nossa redenção e o instrumento da nossa salvação foi a humanidade de Jesus – corpo e alma – na unidade da pessoa do verbo (cf. SC nº 5). Esta humanidade é o único caminho para a salvação dos homens e o meio insubstituível para nos unir com Deus.

Sendo Deus, qualquer ato seu já seria suficiente para levar à plenitude a retribuição de amor, reconciliar-nos com o Pai e satisfazer por toda ofensa, e como homem poderia nos representar. Por isso Ele disse: “Eis que venho ó Deus, fazer a tua vontade (Sl 39,7-9); se encarnou, cumpriu toda a Lei e se deu por inteiro, se fez vitima no silencio do seu amor, se fez cordeiro e foi levado ao matadouro, manifestando ali a face do verdadeiro Deus que é misericordioso e que ama seus filhos e filhas.

(Pe. Francisco Sehnem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário