domingo, 14 de março de 2010

Deserto interior


Há dias em que nos sentimos vazios, como uma cisterna seca. Dias em que nosso pensamento vagueia sem direção nem sentido. Não conseguimos concatenar nosso pensamento; há um vazio de idéias, nada nos anima, nada nos apetece. É como se fosse uma prostração intelectual, emocional, ou mesmo espiritual.
Este estado de alma é o que podemos chamar de preguiça mental, em nível do intelecto, e aridez ou deserto espiritual, no nível das emoções ou mais profundamente no espírito.
Ao contrário do que muitos crêem o deserto é um tempo rico, muito rico. É um tempo em que somos chamados a sairmos das observações exteriores e adentrarmos a uma vida interior.
Aqui o Senhor nos toma pela mão e nos conduz a uma arrumação, a uma faxina interior. Mais que uma simples pintura externa, somos convidados a por ordem na casa interior, na alma, no coração. Esta desordem é causada pelos ressentimentos, medos, mágoas, falta de perdão, ciúmes, rancores. Todo este fardo nos leva a um estado de prostração, angustia, melancolia, depressão.
Arrumar esta confusão dentro do nosso coração é tarefa árdua, que só executamos auxiliados, conduzidos pelo Espírito Santo em nossa vida de oração, no Sacramento da Reconciliação, na vida na Palavra de Deus, no Sacramento da Eucaristia. É tarefa árdua e cheia de dificuldades, obstáculos, mas se perseverarmos sairemos mais fortalecidos.
Precisamos aderir ao plano de Deus, nos conFORMARmos à sua vontade, pois nosso coração, esta casa em desordem é a Morada de Deus. E Deus quer arrumar a sua casa. Peçamos o auxilio do Espírito Santo nesta missão:
Vinde Espírito Santo renovar nossas forças.
Concedei-nos Espírito Santo estarmos abertos à obra de Deus em nossas vidas.
Livra-nos de nos amedrontarmos diante das dificuldades.
Conceda-nos perseverar sem nos fatigarmos.
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário