sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Sabedoria 2,1-13 – Falsa Mentalidade dos Ímpios

 


H

averá o dia em que chegará para nós o último domingo. O véu então se rasgará e desejaremos estar diante de Deus. Nesse dia não apenas tocaremos, mas penetraremos o Santo dos Santos, e aí, diante Dele, quando caírem todas as nossas imperfeições, estaremos face a face com Deus e o veremos tal como ele é.

                Vejamos o que diz a Palavra de Deus em Sab 2,1-13. O primeiro versículo diz assim...(v. 1 a). Quem pensa assim? Eu? Vocês? Quem pensa assim são os ímpios; a menos que sejamos ímpios pensaremos assim. Mas graças a Deus, somos ou queremos ser como aqueles do último versículo, que se gabam de conhecer Deus, são filhos amados e adoradores de Deus, do único e verdadeiro deus.     

                Essa leitura fala de que? Essa leitura nos mostra o mundo como ele é; como ele se nos apresenta. Um mundo cruel, um mundo desumano, afastado de Deus. Um mundo mentiroso, sedutor, que nos inflige tentações a cada dia, a todo instante. Infelizmente é assim o mundo em que vivemos. Devemos nos conformar com isso? Com esse estado de coisas? Claro que não!

                Isso faz lembrar o ambiente do AT, Jerusalém idólatra, pecadora, esquecendo-se do verdadeiro deus e buscando, adorando falsos deuses. Isso fez com que aquele povo fosse aprisionado, fosse disperso, fosse massacrado. E você irmão, quer isso para o seu povo? Claro que não!

                Essa Palavra nos fala da opção pelo pecado, do apego as coisas do mundo, dos falsos valores. Nos fala de pessoas que pensam que a felicidade está nas coisas materiais, enquanto a verdadeira felicidade está em Deus. Vamos nos conformar com isso? Claro que não!

                Eu ouvi muitas vezes e vocês também por certo já devem ter ouvido, pessoas que ao saberem da morte de algum parente ou conhecido, costuma dizer que a vida é curta, que a vida não vale nada e por isso deve ser aproveitada ao máximo, deve ser vivida com intensidade. E o que é viver intensamente para essas pessoas? – É se embebedar, é se empanturrar de comida (enquanto alguém ao lado passa fome); é o homem ter várias mulheres e as mulheres vários homens; é viver na promiscuidade, no adultério; é acumular riquezas materiais. E você vai se calar diante disso? Claro que não!

                Devemos viver a vida intensamente sim, devemos viver cada dia como se fosse o último. Não na idolatria do sexo, na idolatria do dinheiro, mas na busca do verdadeiro deus, na busca de Jesus. Está na Palavra, em Lucas 12,35; não sabemos quando Jesus vai voltar, tampouco sabemos quando estaremos diante de Deus prestando contas dos nossos atos. A Palavra de Deus também diz, de que vale ganhar o mundo inteiro e perder a vida eterna? Vigiai e orai; vivamos de tal maneira que quando chegar a hora possamos encarar Deus face a face e permanecermos vivos na eternidade.

                Abramos nossos olhos e ouvidos a Deus e fechemos olhos e ouvidos aos apelos mentirosos do mundo. Vivamos dignamente e anunciemos Jesus. Não nos calemos diante da iniqüidade; contra ataquemos e anunciemos Jesus ao mundo.

                Não se deixe derrotar, seja vitorioso. Jesus está chamando; Ele quer te dar a vitória, irmão. Se você ouviu o chamado de Deus, diga sim, faça como Maria: Eis aqui a serva do Senhor; eis aqui o servo do Senhor! Sejamos vencedores, não por nossos méritos, mas pelo amor e misericórdia de Jesus, pela salvação que Ele nos trouxe.

                Nós do núcleo anunciamos o amor de Deus e Jesus Salvador, não porque somos melhores ou mais sábios. Poderemos ser menos sábios e menos inteligentes que vocês. Estamos aqui porque Deus nos capacitou. Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos. Vocês já devem ter ouvido ou lido esta frase. E Deus quer capacitar você meu irmão, minha irmã. Deus quer te capacitar. Deus quis precisar de mim, quis precisar de vocês; Deus quis precisar de nós. Ele é o mestre da obra, somos seus operários. Lembro-me dos versos de uma canção: “Não fui eu que Te escolhi, mas Tu que me escolheste; da mesma forma ajuda-me a dar os primeiros passos”. O passo foi dado por quem está orando, pregando, louvando. Peça a Deus para que Ele te ajude a dar esse passo.Glória a Deus! Amém.

               


Nenhum comentário:

Postar um comentário