sábado, 30 de dezembro de 2017

Viver o Querigma


Conhecemos o amor de Deus. O incomparável e infinito amor que só pode vir do coração inigualável do Pai Criador de tudo e de todos. Assim fomos criados, nessa fonte inesgotável de amor, pois que Deus é o próprio amor. Porém há um porém – assim mesmo com pleonasmo e tudo – muitos de nós não conhecemos ou não queremos aceitar esse amor e assim nos desfiguramos. Nos desfiguramos porque rejeitamos, desse modo, nossa condição de semelhantes e imagem do Criador.
A causa maior dessa distorção é oriunda do pecado. Pecado, que por definição é a transgressão às regras e preceitos; regras e preceitos estabelecidas por Deus, da mesma forma que os pais estabelecem regras e limites para os filhos. Pois bem, desobedecemos, transgredimos, erramos o alvo às vezes até mirando no que julgamos certo, enfim, pecamos.  E com o pecado nos afastamos da graça, repudiamos na verdade a graça. Deus faz chover copiosamente sua graça sobre todos, porém o pecado é como um guarda chuvas aberto. Se nos arrependemos, é como se fechássemos a umbrela e a graça divina nos envolve e inunda. A Bíblia diz que onde o pecado é abundante é superabundante a graça. 
Basta o arrependimento e confissão dos pecados para sermos perdoados? De certa forma sim. Como de certa forma? Porque o arrependimento e confissão são condições, mas isso só é possível porque alguém carregou por nós as nossas iniquidades, traições, nossos erros, faltas, nossa presunção, orgulho, ingratidão, nossas mazelas. Sobre ele pesou o castigo que nos salva; espoliou principados e potestades, venceu a morte, triunfou sobre todos pela cruz: “Mortos pelos vossos pecados e pela incircuncisão da vossa carne, chamou-vos novamente à vida em companhia com ele. É ele que nos perdoou todos os pecados, cancelando o documento escrito contra nós, cujas prescrições nos condenavam. Aboliu-o definitivamente ao encrava-lo na cruz” (Colossenses 2,13-14).
Temos convicção através da fé, esse dom que nos faz crer mesmo sem ter visto, que Jesus na cruz salvou a todos. A fé em Jesus Salvador é primordial, mas a fé em si só não basta, é preciso vivê-la, experimencia-la. Viver a fé é fazer a vontade do Pai por Jesus. Amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a si mesmo; doar-se, entregar-se sem reservas ao Senhor; perdoar e ter a humildade de pedir perdão; despojar-se, aceitar a cruz quando esta se fizer presente; por fim, render preito de gratidão e reconhecimento, louvando a Deus em toda e qualquer circunstância. Assim mudamos o rumo de nossa vida iniciando o processo de conversão, que deve ser renovado dia a dia.
Tudo isso, a fé carismática, a conversão diária, a submissão ao senhorio de Jesus, só é possível pela ação do Espírito Santo. Quando nos abrimos a ação do Espírito Santo; quando nos deixamos moldar, ser conduzidos, ser iluminados pelo Espírito, tudo muda; somos renovados, nos tornamos novas criaturas e como novas criaturas aceitamos o senhorio de Jesus em nossa vida e com fé e atitude nos convertemos. 
Convertidos, mais apropriadamente, a caminho da conversão total que é a santidade, é necessária a inserção numa comunidade de fé. A pertença a um movimento eclesial, uma pastoral, um serviço na paróquia, enfim, desinstalar-se do comodismo e servir a Deus na Igreja do Senhor, anunciando-o, fazendo seu santo nome conhecido e amado. Diz o Senhor a seus amados: A messe é grande e os operários são poucos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário