sexta-feira, 10 de abril de 2020

Eclo 16,1-6 – Filhos Ímpios



M
ais uma vez Deus me colocou diante dos irmãos para anunciar a sua palavra. E a palavra está no livro do Eclesiástico 16, versículos 1 a 6.      
               Essa palavra fala de filhos ímpios. Mas eu não posso falar apenas para quem é pai ou mãe e deixar os outros de lado. O Senhor nos deu esta palavra, em oração, para que fosse anunciada a toda a assembléia e não a uma parte dessa assembléia. Assim sendo não vamos tomar o texto de modo formal, ao pé da letra. Vamos estender o sentido desta passagem bíblica; filhos nós vamos entender como amigos, amizades, frutos do nosso convívio social no trabalho, na vizinhança, na comunidade.

            Vamos agora meditar versículo por versículo:
V1(...) – Não devemos nos alegrar em termos muitos amigos se esses amigos não comungam da nossa fé em Cristo.
 V2(...) – Não devemos confiar nesses falsos amigos, nem nos deixar levar por sua vida de pecado.
Vv3-4(...) – Ímpio significa sem piedade. Aqui usados no sentido de afastamento de Deus, vida de pecado, longe da Piedade Divina.
V5(...) – Um exemplo é Abraão. Abraão foi homem sensato, fiel a Deus e teve por posteridade todo o povo de Israel. Nós somos os herdeiros das promessas de Deus a Abraão, somos o povo da nova aliança; nova e eterna aliança em Cristo Jesus, nosso Salvador.
V6(...) – Este versículo é um testemunho do subscritor. Subscritor é aquele que escreveu. O autor é Deus.
            Tudo que foi visto não significa que devamos desprezar nossas amizades, evidente que não. Amizade é para ser cultivada e amigo é para ser honrado. Devemos sim, selecionar as nossas amizades, as nossas companhias. A Palavra de Deus nos diz que não devemos sentar com os escarnecedores nem buscar a companhia dos ímpios. Alguém por certo deve estar pensando: Jesus sentou-se à mesa com os pecadores! Certo, porém Ele não compactuava com eles, não convivia com eles. Jesus levava a eles sua palavra, o Evangelho. Aos pecadores, não devemos discriminar, devemos tentar converte-los.
            Sabendo que o coração do homem é terreno que ninguém pisa, a não ser Deus, quem pode dizer o nome do melhor amigo, aquele em que se pode confiar cegamente? Eu digo: Jesus, Jesus de Nazaré, Jesus Cristo filho de Maria. O único, único em que podemos confiar cegamente.
            Em alguns amigos podemos confiar muito, mas até um certo limite. Só em Jesus podemos fechar os olhos e nos atirar de cabeça, porque temos a certeza de que Ele está de braços abertos para nos amparar.
            Poderemos até ter amigos que se envolvam em lutas corporais por nossa causa e até “tomem uns tapas na cara.” Mas irão cobrar isso de nós pelo resto da vida, seremos seus eternos devedores. Mas Jesus foi espancado, chicoteado, cuspido, crucificado, por nós e de graça, não cobra nada; só nos pede amor, acima de tudo amor a Deus e depois aos irmãos.(Aliás, paradoxalmente, só se pode amar a Deus se amarmos o irmão). Porque Jesus sendo Deus, se fez homem e viveu a humanidade na plenitude, menos no pecado, e disse e está dizendo a cada um de nós: “Já não vos chamo servos, mas amigos”.Só Jesus está conosco 24 horas por dia, cada dia de nossa vida. Só Jesus morreu e ressuscitou por cada um de nós, para nos dar a vida eterna. Amém.
 (sinopse de pregação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário