sexta-feira, 17 de abril de 2020

Zc 6,9-15 – Renovação



O
 povo hebreu voltava do exílio na Babilônia e buscava a reunificação e identidade nacional. O povo precisava de renovação, uma nova esperança. Daí então Deus suscita o profeta e o exorta para que ele reúna os sacerdotes e homens influentes para anunciar a futura vinda do Messias, conforme também escrito em Sl 88,20 e Jr 23,5. Isto fica claro no v.12 (...). Gérmen, ou rebento, ou renovo é um broto de vegetal, uma semente germinada. Biblicamente gérmen representa a perspectiva da vinda do Messias, significando algo novo que chega para fazer novas todas as coisas.
                Nós sabemos que o Messias já veio. É Jesus, Jesus Cristo Nazareno. E veio pra que? Para fazer novas todas as coisas. Além da salvação que Ele nos trouxe, da vida plena e abundante, Ele quer nos transformar, quer nos renovar. Ele veio renovar você!  - Eu já sou convertido. – É convertido, mas precisa ser renovado!
                S. Paulo em Rm 12,2 nos exorta (...). Essa renovação que Paulo nos fala é diferente de conversão. Conversão é o primeiro passo, a virada radical. Passo esse que deve ser reiterado, confirmado, renovado a cada dia. Essa mudança diuturna, constante, é que chamamos renovação. A parábola do filho pródigo nos mostra nitidamente essa diferença: O filho mais velho, o tempo todo junto ao pai, era convertido por certo. No entanto ele teve ciúme, inveja, ressentimento. Vê-se que ele precisava ser renovado, mudado, curado de suas mágoas. O pródigo, ao arrepender-se e ser perdoado converteu-se, mas a partir daí também precisará ser renovado a cada dia, para livrar-se vez por todas das tentações do passado.
                Ao longo de nossas vidas somos formados por ensinamentos, filosofias e valores do mundo que nos cerca, tanto bons como maus. Quando conhecemos Cristo tudo começa a mudar – Em verdade há um conflito interior – Recebemos um novo coração, uma nova unção, mas de certo modo continuamos a nos comportar como antes. Por isso S. Paulo nos adverte em Ef 4,22ss (...) temos que renovar nossos pensamentos, nossos sentimentos, nossas atitudes, temos que nos renovar por inteiro. Porém não nos renovamos por si sós; somos renovados pela ação do Espírito Santo. Essa renovação ocorre quando nos abrimos e deixamos o Espírito Santo agir. Deus nos renova à medida que nos entregamos a Ele! Convertidos somos todos, mas todos  sem exceção, precisamos ser renovados, confirmando nossa conversão todos os dias. Precisamos buscar incessantemente a santidade, vivendo para ser santos.
                Certa vez ouvi alguém – falando da morte – dizer que somos casulos. Que nosso corpo é só um invólucro; que ao morrer somos transformados, etc... Eu não sou um casulo, nem vocês. Somos imagem e semelhança de Deus, somos templos vivos do Espírito Santo. Casulo é invólucro de inseto e Deus não é uma borboleta; Deus é Deus! Essa filosofia é poética, bonitinha, mas na verdade é um pensamento esotérico. Ninguém é transformado, mudado, depois da morte. A salvação é aqui, agora, enquanto estamos vivos em corpo e alma. A transformação, restauração, reconstrução, renovação é aqui. Ninguém é transformado, ninguém deixa de ser o que é depois da morte. Verdadeiramente não há outra vida, há uma única vida que é eterna. Quando morremos, quando nosso corpo morre, passamos para a eternidade. Após a morte, puros espíritos, somos como os anjos, não podemos ser modificados e por isso a salvação nos é oferecida aqui, enquanto estamos na carne. Após a morte do corpo só há dois destinos: inferno (tormento eterno) e céu (glória eterna), mesmo que a caminho do céu passemos pelo purgatório, onde resquícios de pecados, não os pecados, nos são lavados. Infelizmente em nosso meio há gente que almeja simplesmente o purgatório; ouvi, na igreja, alguém dizer que se “pegasse um purgatóriozinho estaria satisfeito”. Quem pensa assim não quer compromisso com a verdade evangélica; talvez tenha saudades do pecado. Buscar o purgatório é como andar no fio da navalha, se resvalar o pé, cai no inferno! Quem busca o céu, na pior das hipóteses, passa pelo purgatório que é caminho do céu!
                Precisamos nos renovar, o mundo precisa ser renovado. O mundo precisa de paz.
Precisamos converter-nos, precisamos reafirmar nossa conversão, precisamos converter o maior número possível de pessoas a nossa volta. Precisamos fazer a nossa parte. Se irmão ajuda irmão e assim por diante, o mundo por certo fica melhor. Somos incapazes de mudar o mundo, somos incapazes de mudar a nós próprios, mas podemos apresentar ao mundo aquele que tudo pode, o que faz novas todas as coisas: Jesus! Amém.
(sinopse de pregação)




Nenhum comentário:

Postar um comentário