sexta-feira, 15 de maio de 2020

At 9,1-9 – Conversão de Paulo







   A
 passagem bíblica examinada relata a conversão de Paulo. Saulo, que se tornou Paulo.Paulo que originariamente se chamava Saulo, nasceu na cidade de Tarso na Ásia Menor. Apesar de judeu da seita dos fariseus, era cidadão romano de nascimento (Os naturais de Tarso eram considerados romanos). Paulo como fariseu foi um grande perseguidor do cristianismo; prendeu e mandou torturar muitos cristãos. Não consta que ele tivesse matado pessoalmente, mas apoiava e incentivava a morte dos seguidores de Cristo, considerados blasfemos pelos fariseus.
             No v.1 lemos: “Saulo respirava ódio...” Saulo devastava a Igreja! Mas Paulo (Saulo) não é conhecido como perseguidor; é conhecido como o grande propagador da doutrina cristã; é o apóstolo dos gentios. No ato da conversão de Paulo Deus nos dá uma prova do seu grande amor. Paulo um exemplo: de perseguidor a perseguido. Nós também, não importa nossa condição, sofreremos perseguições ao nos convertermos, passaremos por tribulações, mas com Jesus alcançaremos a vitória, como Paulo, conquistaremos a coroa incorruptível. Glorifique a Deus, glorifique!
            O v.5 diz: “Duro te é recalcitrar...” Frase difícil, não? Refere-se a teimosia, insistir no erro mesmo quando Jesus mostra a verdade.
            V.6: “Senhor que queres que eu faça?” Imagino aí, Paulo caído com o rosto no pó, humilhado, submisso... Paulo com toda sua soberba caiu do cavalo e humildemente rendeu-se a Jesus, a quem perseguia. E você meu irmão, já fez a mesma pergunta a Jesus? E se fez, esperou a resposta, ouviu, atendeu, obedeceu? Ou recalcitrou contra o aguilhão? Abra seus olhos, abra seus olhos! Livre-se da cegueira das coisas falsas do mundo. Paulo ficou cego temporariamente; cego da visão distorcida do mundo, dos falsos valores. Livre das escamas do mal passou a enxergar sob a luz do Evangelho. Glória a Deus! Em Is 9,1 lemos: “O povo que andava nas trevas viu uma grande luz”.Que vejamos esta luz!
            Deus quer a todos nós. Se Deus escolheu e chamou Paulo que era perseguidor de seus seguidores, porque não chamar você? Você, você que está questionando, duvidando; é com você que Deus fala, é pra você esta pregação, pra você! Há uma expressão latina que diz: mutatis mutandi. Traduzindo: mudar o que precisa ser mudado. Então vamos mudar o que tem que ser mudado em nós, para nosso bem, para o bem de nossas vidas; mudar para Jesus!
            A conversão é um processo lento e progressivo, como o crescimento de uma árvore. Ninguém dorme pecador e acorda santo. Há um primeiro passo, um passo importantíssimo, mas isso não significa conversão total. Essa conversão imediata, instantânea, tem que ser renovada a cada dia. Não se planta uma semente pela manhã e se vê a árvore a tarde. Leva dias pra brotar, meses para crescer e anos para frutificar. Como na parábola do semeador, a semente é plantada no coração – e se encontra terreno fértil ela germina – aí é dado o primeiro passo. Daí é só regar, adubar e quando necessário podar para que ela cresça sadia. Regar com nossa oração diária, adubar com amor e boas obras e aceitar a poda com renuncia ao que não nos serve. Irmãos, vamos caminhar na luz, ver a árvore crescer e dar frutos a um por cem, cem por mil! Amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário