sexta-feira, 29 de maio de 2020

Br 4,1-4 – Sabedoria



O
 texto nos revela a sabedoria, sabedoria divina; mandamentos da lei de Deus, os dez, que Jesus resumiu a dois: “Amarás o Senhor teu Deus com toda tua força, com toda tua alma, com todo teu coração,” e “Amarás teu próximo como a ti mesmo.”
            O versículo 3a nos diz... (...). Não deixar a graça passar, ou seja, acolher, aceitar, submeter-se ao senhorio de Jesus, reconhecendo-o como senhor e salvador. Não deixar a graça passar, como o povo de Israel deixou, ao não reconhecer Jesus como o Messias Senhor e Salvador.
            Sabedoria que nos é revelada pelo Espírito Santo que nos move, nos inspira, nos mostra a verdade que liberta: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Diz a Palavra de Deus.
            Os vv. 3 e 4 nos remete a Sb 9,18: “Assim se tornaram direitas as veredas dos que estão na terra; os homens aprenderam as coisas que vos agradam e pela sabedoria foram salvas”. Salvos pela sabedoria, sabedoria contida na Palavra, o Verbo Divino, Jesus a Sabedoria Personificada.
            Salomão, o mais sábio rei de Israel, pediu a Deus somente sabedoria para reinar e foi contemplado com tudo mais. – Buscai primeiro o reino de Deus e sua justiça e tudo mais vos será acrescentado!
            Muitos consideram a sabedoria do mundo incompatível com a sabedoria divina. Vêem uma como boa, outra como má. Se não formos cuidadosos em nossos critérios e discernimento, podemos aceitar essa noção como verdadeira. Mas não é assim. O próprio Jesus, Ele mesmo exerceu e muito bem a sabedoria humana (dita do mundo) ao compor parábolas sobre o cotidiano da época em que vivia. Também quando, inteligentemente usava de esperteza para argumentar com seus opositores, desmoronando as tentativas de apanhá-lo nas sutis armadilhas onde tentavam pegá-lo. Jesus estava no mundo, apesar de seu coração e mente estarem abertos ao Espírito.  O que faz a sabedoria do mundo perigosa é a intenção oculta por trás dela, a influência deletéria do maligno.  Se você usa os dons e sabedoria para o bem comum, não para proveito pessoal, aliando a isso a escuta ao Senhor, você está no caminho certo. Se Jesus vive e reina em seu coração, Ele assumirá sua sabedoria e experiência de vida e a usará para a glória do seu reino.
            Em Deuteronômio 11, versículos 26 em diante, Deus nos propõe dois caminhos, nos oferece a vida ou a morte, a benção ou a maldição. Cabe a nós e só a nós, a escolha.
Cada um de nós é livre para escolher. Você é livre para escolher o seu caminho. Se quiser seguir sozinho pelos caminhos do mundo, ignorando a sabedoria de Deus, vai...
Se você quer continuar na mesma, surdo aos apelos de Deus, vai... Mas se você quer mudança, mudar sua vida, livrar-se do que oprime, mudar dor em esperança, duvida em certeza, tristeza em alegria, vem com Jesus, caminha com Jesus. Jesus, caminho, verdade e vida; Jesus que faz novas todas as coisas. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário