sábado, 14 de julho de 2012

A Solidão do Pastor


Muitas vezes, narra o evangelho, Jesus se retirava e geralmente no alto de um monte ficava a sós num colóquio amoroso e reservado com o Pai. Imitando Jesus, assim também fazemos nós cristãos; procuramos nos isolar para na oração pessoal, ficarmos a sós com Deus. Certamente D. Eugenio Sales fazia o mesmo; apartava-se dos assessores e acompanhantes em seus momentos de oração diária na liturgia das horas, na reza do terço, na oração pessoal. Aparente solidão do pastor, pois estava na melhor companhia possível e agora, literalmente, está na melhor companhia possível.

Isto não é mera especulação nem desejo ardente do coração. É fato. Os sinais comprovam isso. Aquele pombo branco sobre o caixão não foi obra do acaso, foi inequívoco sinal de Deus. Não há como não fazer ilação com a passagem bíblica do batismo de Jesus, quando o Espírito Santo, como um pombo, pousou sobre Seus ombros e do céu ouviu-se uma voz: “Eis meu filho muito amado em quem ponho minha afeição”.


D. Eugenio não morreu simplesmente. Foi mergulhado, como num batismo, na glória eterna. O pombo sobre o caixão não ficou por um breve momento, permaneceu horas, ho-ras! Aquele pombo era como se o próprio Espírito Santo estivesse presente em forma corpórea, como um guardião, e comprovasse a santidade daquele homem. E também Jesus, como que falando a nosso coração: “Eis meu servo amado em quem ponho minha afeição. Reverenciai-o”.


Cremos na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna e temos convicção que D. Eugenio goza dessa vida eterna. D. Eugenio, intrépido pastor, na solidão do seu quarto adormeceu para o mundo e despertou nos braços do Pai.


Nenhum comentário:

Postar um comentário