sábado, 18 de maio de 2013

Fé - Dom Carismático


A fé é uma energia espiritual e uma iluminação do psiquismo que nos possibilitam crer firmemente no Pai, no Filho e no Espírito Santo. E por crermos neles, acreditamos com segurança em tudo o que Eles revelaram. A fé é um presente de Deus ao coração humano. E que presente!...

A fé tem três faces: ela é uma virtude teologal, ela é um fruto do Espírito Santo e ela é um carisma concedido pelo Espírito de amor.

Como fé carismática ela é um impulso momentâneo e forte, causado pelo Espírito Santo a fim de dar uma certeza interior a respeito de algum acontecimento que acaba de acontecer, ou que irá acontecer. Exemplo: “São Pedro disse ao paralitico; levanta-te e anda...” O paralitico ficou curado, mas não levantou. Pedro recebeu a certeza (a fé carismática) de que o paralitico estava curado. Por isso o tomou pela mão e o fez se levantar, curado. Outro exemplo: Jesus andando sobre o mar da Galileia. Pedro grita para Jesus: “Manda que eu caminhe sobre as águas!” Jesus disse: “Vem!” Pedro recebeu a fé carismática e andou sobre as águas sem afundar, por sessenta, setenta metros. Afundou quando duvidou!

Essa fé carismática é dada muitas vezes aos que oram para a cura das pessoas, quer de doenças físicas, quer psíquicas, quer espirituais. O Espírito Santo ilumina e concede uma certeza daquilo que se deve fazer ou daquilo que já se fez, já aconteceu.

Muito daqueles que realizam o ministério de orar pelas pessoas e que recebem os carismas de ciência, de cura interior, de libertação, quase sempre recebem também o carisma da fé carismática.

A fé carismática se faz presente quando um coração convive com o Espírito Santo e por ele se deixa purificar, conduzir, inspirar e mover.

Neste ano da fé queremos nos renovar em todos os aspectos de nossa fé cristã, caminhando com a Igreja, na nossa paróquia ou na nossa comunidade.   
Pe. Alirio Pedrini
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário