quarta-feira, 15 de maio de 2013

A Fundação da Igreja - Tu serás Cefas


                 “André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido João e que o tinham seguido. Foi ele então logo à procura de seu irmão e disse-lhe: Achamos o Messias (que quer dizer o Cristo). Levou-o a Jesus, e Jesus, fixando nele o olhar, disse: Tu és Simão, filho de João; serás chamado Cefas (que quer dizer pedra).” (João 1, 40-42)

                Nosso Senhor muda o nome de Simão para Pedro, do aramaico, Kephas, que significa pedra e Pedro em uma só palavra. Simplesmente é o caso de só pensar: Pedro é o masculino de pedra. E pedra é o feminino de Pedro. Portanto, a mesma palavra. Mas, vamos ao Dicionário Aurélio, reconhecido mundialmente o melhor dicionário da Língua Portuguesa: pedra sf. 1. Matéria mineral dura e sólida, da natureza das rochas 2. Fragmento dela (rocha) 3. Rocha, rochedo.

                “Chegando ao território de Cesaréia de Filipe, Jesus perguntou a seus discípulos: No dizer do povo, quem é o Filho do Homem? Responderam: Uns dizem que é João Batista; outros Elias; outros Jeremias ou um dos profetas. Disse-lhes Jesus: E vós quem dizeis que eu sou? Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo! Jesus então lhe disse: Feliz és Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus. E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.” (Mateus 16, 13-19)

                 Deus muitas vezes mudou o nome de pessoas para que o novo nome expressasse quem aquela pessoa representa. Em Gênesis 17, 1-8 Abrão recebe um novo nome, Abraão, o pai do povo de Deus. Em Gênesis 32, 23-33 Jacó recebe um novo nome, Israel, representa o povo de Deus, as Doze Tribos de Israel são os nomes dos doze filhos de Jacó. Em Mateus 16, 13-19 Simão recebe um novo nome, Pedro, a pedra sobre qual A Igreja é fundada, o chefe do povo de Deus.

                 Nosso Senhor diz, eu te declaro, referindo-se a Pedro, tu és Pedro, e sobre esta pedra, o pronome esta designa a pessoa em relação e o pronome essa designa uma pessoa qualquer, e esta pedra, a pessoa em relação é Pedro, tu és Pedro, a quem Jesus diz eu te declaro, sobre esta pedra, sobre este Pedro, edificarei a minha igreja. O trecho é muito evidente que Cristo está se dirigindo a alguém e a pessoa no caso é Simão Pedro, o único que aparece seu nome dialogando com Nosso Senhor. Eu te declaro: tu és Pedro.

                 Assim, Jesus Cristo edifica sua Igreja e sobre Simão Pedro toda a sua autoridade, as chaves do Reino dos Céus e o ato de ligar e desligar na terra e no céu, representado aqui como a porta pela qual a humanidade deve passar. A Igreja, O Sagrado Magistério, tem o poder de abrir e fechar a porta do reino e nada prevalecerá sobre A Igreja de Cristo.

                 “Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu ele: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros. Perguntou-lhe outra vez: Simão, filho de João, amas-me? Respondeu-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros. Perguntou-lhe pela terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Pedro entristeceu-se porque lhe perguntou pela terceira vez: Amas-me?, e respondeu-lhe: Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas.”

(João 21, 15-17)

                 Nosso Senhor, assim como em Mateus 16, 13-19, se dirige unicamente a Simão Pedro, por três vezes pergunta, exclusivamente a Simão Pedro, se o ama mais que os outros e se o ama mais que os outros, somente a Simão Pedro, por três vezes pede, para Simão Pedro apascentar suas ovelhas. Apascentar significa: cuidar, governar, dirigir, orientar.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário