quarta-feira, 29 de maio de 2013

A Fundação da Igreja- Primazia de Pedro


 




                 Simão Pedro é o Apóstolo que encabeça todas as listas com os nomes dos escolhidos de Jesus. Entre os eleitos de Cristo, é Pedro o primeiro na ordem apostólica.

               “Eis os nomes dos doze apóstolos: o primeiro, Simão, chamado Pedro; depois André, seu irmão. Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão. Filipe e Bartolomeu. Tomé e Mateus, o publicano. Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu. Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, que foi o traidor.” (Mateus 10, 2-4)

               “Escolheu estes doze: Simão, a quem pôs o nome de Pedro; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, aos quais pôs o nome de Boanerges, que quer dizer Filhos do Trovão. Ele escolheu também André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Tadeu, Simão, o Zelador; e Judas Iscariotes, que o entregou.” (Marcos 3, 16-19)

                “Ao amanhecer, chamou os seus discípulos e escolheu doze dentre eles que chamou de apóstolos: Simão, a quem deu o sobrenome de Pedro; André, seu irmão; Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Simão, chamado Zelador; Judas, irmão de Tiago; e Judas Iscariotes, aquele que foi o traidor.” (Lucas 6, 13-16)

                 “Tendo entrado no cenáculo, subiram ao quarto de cima, onde costumavam permanecer. Eram eles: Pedro e João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelador, e Judas, irmão de Tiago.” (Atos 1, 13)

                 Digamos que essa ordem na relação dos apóstolos acontece da seguinte forma, o mais importante para o menos importante. Simão Pedro é o primeiro em todas as listas e Judas Iscariotes, o traidor, é o último em todas as listas. Mas este nosso argumento pode ser ainda mais fortemente embasado neste trecho:

                “Eu vos transmiti primeiramente o que eu mesmo havia recebido: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; foi sepultado, e ressurgiu ao terceiro dia, segundo as Escrituras; apareceu a Cefas, e em seguida aos Doze. Depois apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma vez, dos quais a maior parte ainda vive (e alguns já são mortos); depois apareceu a Tiago, em seguida a todos os apóstolos. E, por último de todos, apareceu também a mim, como a um abortivo. Porque eu sou o menor dos apóstolos, e não sou digno de ser chamado apóstolo, porque persegui a Igreja de Deus.”

(1 Coríntios 15, 3-9)

                Paulo Apóstolo se considera o menor dos apóstolos porque foi o último a quem Cristo Ressuscitado apareceu. Se o último a quem Jesus apareceu é o menor, na teoria do mesmo, então, o primeiro a quem Jesus Cristo aparece após a ressurreição é o maior. E a quem Nosso Senhor aparece primeiro? Apareceu a Cefas, Simão Pedro, e depois aos Doze.

                 Simão Pedro é o apóstolo que mais vezes aparece ao lado de Cristo nos Evangelhos: Mt 14, 28 anda sobre as águas, Mt 17, 1 está no Monte Tabor, Mt 19, 27 deixa tudo para seguir a Cristo, Mt 26, 51 defende Jesus com a espada, Mc 8, 27 proclama a sua fé, Lc 22, 31 é alvo do inimigo, Lc 24, 12 vai ao sepulcro, Jo 6, 68 se pronuncia fiel a Jesus diante da descrença de muitos, Jo 20, 3 entrou primeiro no sepulcro.

                   Nos Atos dos Apóstolos é Simão Pedro quem está sempre à frente da igreja e tem o maior número de atos descritos entre os apóstolos: At 1, 12-26 dirige a escolha de Matias para o lugar de Iscariotes; o único a falar e a fazer a oração ao Espírito. At 2, 14 no dia de Pentecostes quando se considera o inicio da ação da igreja, é quem fala, dá testemunho de Cristo e governa a assembléia. At 2, 37-41 toma a frente, converte os irmãos, prega e instrui. At 3, 1-26 é quem cura, orienta de dá testemunho de Jesus. At 4, 12 se enche do Espírito Santo e fala diante do Sidério. At 5, 1-11 é juiz, julga o certo e o errado diante de todos. At 5, 12-16 o apóstolo pelo qual Deus faz os sinais mais extraordinários. At 5, 27-32 porta voz dos apóstolos no Sidério. At 8, 14-25 toma a palavra e instrui. At 11, 1-18 mais uma vez toma a frente, acolhe o primeiro pagão e instrui na palavra muitos outros de origem judaica e pagãos. At 12, 1-26 é salvo pelo anjo de Deus. At 15, 6-11 no concilio dos apóstolos em Jerusalém é o primeiro a falar, iniciando, e o último a concluir, direcionando a todos.

                  Nas Cartas Apostólicas que foram escritas pelo Apóstolo Paulo, Cefas, Simão Pedro, é o mais citado entre todos os apóstolos, aliais, São Paulo cita Tiago menor uma única vez, senão fosse este, São Pedro seria o único apóstolo a ser citado por São Paulo: 1Cor 1, 12; 1Cor 3, 21; 1Cor 9, 4-5.

                  Detalhe que cabe aqui percebermos a importância de toda essa argumentação sobre as aparições de Cefas frente A Igreja. Algum Bispo ou mesmo Sacerdote é mais visto, tem mais ações e está em mais evidência do que o Bispo de Roma?

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário