quarta-feira, 6 de junho de 2012

Desperta tu que dormes

“Desperta, desperta, põe teus adornos Sião: veste teus trajes de gala Jerusalém, cidade santa! Porque não mais verás penetrar em tua casa nem incircuncisos nem impuros. Sacode a poeira que te cobre, levante Jerusalém e reina; desvencilha-te das cadeias que te prendem o pescoço, filha cativa de Sião”.(Is 52,1s).






O






Senhor está tocando as trombetas em Sião; desperta, acorda desta letargia espiritual. A Palavra diz: “Desperta tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará” (Ef 5,14). E o Senhor está dizendo: sacode a poeira, desvencilha-te das cadeias! Isto é seriíssimo! Existem cristãos envolvidos com ocultismo, usando cristais para dar sorte e outros procedimentos que desagradam profundamente a Deus; entretanto, dentro da igreja conservam uma aparência de perfeição. Um povo cuja palavra não converte e as obras não geram frutos de vida; sua oração é fogo estranho diante do trono de Deus; fala de santidade, mas não a vive: escuta a palavra, mas nada retém; busca a face de Deus em pecado e rejeitando as correções, atribuem a Deus coisas que não disse; passam horas diante da televisão, mas como Eutico (At 20,9), dormem quando a Palavra é pregada. É para esta gente de coração e comportamento duplo que Sto. Agostinho dirigiu estas palavras: “Muitos consideram-se cristãos, mas certamente não o são. Eles não são o que o nome indica nem na vida que levam, nem na moral que os conduz. Não em sua fé, não em sua esperança e não em sua caridade.”






L






evanta-te, resplandece, pois já vem a tua luz, e a glória do Senhor vai nascer sobre ti” (Is 60,1). Acorda depressa Sião, pois esta geração precisa de uma Igreja viva, intrépida, dinâmica, santa, “... para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai que está nos céus” (Mt 5,16). Deus está fazendo um chamado por toda a terra para que não durmamos enquanto o demônio investe pesadamente na massificação de conceitos, ideologias e valores malignos a fim de cauterizar o homem deste século em relação a tudo que vem de Deus. Ele tem atacado duramente a Igreja e seus servos. Por isso é hora de revestir-se, ela, da armadura de Deus, seu verdadeiro traje de gala, para defendermos o que por direito é de Deus, e por herança, nosso. Mas também não podemos nos esquecer dos “adornos” da santidade de vida, da pureza de coração, da fé fervorosa, do amor fraterno, da palavra de encorajamento e de tantas outras virtudes que precisamos ter para atrair o homem machucado desta época em que vivemos; pois o verdadeiro despertamento tem sempre dois sentidos: nossa própria vida e a dos irmãos.






A






estratégia para estes dias de decisão e intenso combate espiritual é: “... não durmamos pois como os demais, mas vigiemos e sejamos sóbrios.”(I Tes 5,6). Mas há muitos irmãos dopados espiritualmente; sonâmbulos tropeçantes; ébrios do vinho da descrença; dormindo acordados, sonhando em acumular tesouros e ganhar a vida. Tudo isso é tão estranho! Parece que Jesus “virou a curva” e muitos cristãos “seguiram reto”. Desaprenderam a amar o próximo; já não partilham mais seus bens; negligenciam os momentos de oração, de leitura da Palavra de Deus, de adoração ao Senhor. São pessoas que não aceitam qualquer coisa que exija renúncia; que gastam muito tempo diante do espelho cuidando do embelezamento do corpo, mas por dentro há um coração que não ama Deus acima de todas as coisas. Participam de festas, bingos, chás, mas não se “sentem chamadas” às vigílias, ao jejum, à adoração ao Santíssimo; gostam de chamar a atenção para si, de estarem lá na frente, mas não suportam ser corrigidos, nem têm coração ensinável; quando solicitadas não se comprometem; querem ver trabalhos, mas não trabalhar; querem ser pastoreadas, mas não pastoreiam ninguém; são servos sem tempo; indiferentes, críticos, impenitentes, cheios de rodeios teológicos, mas desprovidos de espiritualidade santa. Como diz S. Caetano para estas pessoas: “Cristo espera e ninguém se mexe”.






N






o presente século os homens andam como mortos vivos a caminhar pelas ruas de nossas cidades. Parece que os túmulos se abriram e múmias vivas, envoltas em fachas, dormem o sono da ignorância sobre Deus. Para despertar do sono da morte esta geração, o Senhor exige uma condição: tirai a pedra! E esta pedra cabe a Igreja retirar. Sem removermos a pedra da incredulidade, os milagres que Jesus quer operar em nossas vidas não acontecerão; sem removermos a pedra dos pecados incorrigíveis, o Senhor não poderá nos levantar do sono das trevas; sem retirarmos a pedra das idolatrias, Deus não nos livrará do sono da morte eterna; sem removermos a pedra das nossas convicções, o Senhor não conseguirá nos despertar do pesadelo da racionalização das coisas de Deus. Assim também os homens deste tempo estão do lado de fora da tumba, mas continuam a exalar o cheiro desagradável que existe do lado de dentro. Mas é incrível encontrar morte dentro da fonte de vida, a Igreja. É por isso que vemos hoje, como na igreja de Éfeso, cristãos abandonando o primeiro amor. Formados em mornidão espiritual na escola de Laodicéia; pós-graduados em iniqüidade na escola de Tiatira; experientes na arte de enriquecer na escola de Pérgamo; que terminam na escola fúnebre de Sardes, onde finalmente encontram a morte espiritual. Daí não encontrarem razões para viver, nem felicidade em coisa alguma.






M






as Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E todo que vive e crê em mim, jamais morrerá” (Jo 11,24s). E Jesus não disse isto referindo-se tão somente à ressurreição dos últimos dias, mas a nossa ressurreição hoje, agora! É por isso que as trombetas estão ecoando exatamente no meio daqueles que deveriam ser os arautos de Deus. O Espírito está nos chamando a nos conformarmos com a vida nova em Cristo e despertarmos muitas pessoas que estão vivendo num estado de sono profundo.






O






Espírito está dizendo à Igreja: Eu preciso de você para atear fogo a este mundo! Desperta Saul, do sono da imprudência na hora da adversidade (I Sm 24,4); desperta Sansão, do sono da imprudência na hora da sedução (Jz 16,19); Desperta Davi, do sono da indulgência diante da tentação (II Sm 11,2); desperta Jonas, do sono da desobediência em tempo de missão (Jn 1,1ss); desperta discípulos, do sono da tristeza na hora do sofrimento do Mestre (Mt 26,43); desperta povo de Deus, pois o Senhor espera que façamos não o trivial, o possível, mas o impossível. Sim, nossa incapacidade unida a onipotência dele é a alavanca que vai mover os poderes deste mundo. Chamados a reinar com Cristo, compete a Sião de Deus influenciar este mundo com o nosso viver. Precisamos viver a nossa vida nova. É tempo de realizarmos a maior revolução que este mundo já viu: vamos dar um golpe duro no inferno! Vamos povoar o céu! A Jesus toda a glória; a nós o Espírito que nos capacita e com Jesus leva ao Pai.

(texto copiado de arquivo - sem autor especificado)


Nenhum comentário:

Postar um comentário