sábado, 30 de junho de 2012

Cidade nua


Com o incremento do consumo de “crack” revela-se a nudez da sociedade e portanto a  da metrópole onde esta sociedade é formada. Nus ficamos expostos, nos mostramos como realmente somos; marcas, cicatrizes, gordurinhas localizadas, pequenos defeitos, tudo enfim aparece. Com a visibilidade do consumo “skankarado” do crack e outras drogas, a cidade fica nua. Então se revelam as feridas abertas, as manchas da sujeira mal lavada, os podres.

A incoerência então impera. Os mesmos que pedem providência e ação, quando isso é feito – e tem que ser feito com autoridade e energia – denunciam abuso de autoridade, maus tratos, preconceitos. Mais uma chaga aberta: a hipocrisia. Isso sem falar de corrupção e da cooptação de jovens de classe média pelo crime.

A Rio+20 desnudou a cidade. Promovidas pelos eventos paralelos, manifestações esdrúxulas agitaram o Rio de Janeiro. Mulheres seminuas reinvidicavam seus direitos – que direitos? Matar? (aborto). Índios armados de arco e flecha ameaçavam motoristas atônitos em pleno centro da cidade. Ativistas do MST (sem terra no Rio?) tumultuavam o já caótico trânsito. Tudo isso diante da passividade e inércia das autoridades constituídas.

A cidade está nua. Por trás da incontestável beleza do Rio de Janeiro escondem-se chagas abertas e pútridas. A grande e bela São Sebastião do Rio de Janeiro está enferma. Em verdade a nação está enferma, o mundo inteiro está enfermo. A Conferência Rio+20 ofereceu a solução para o mundo – o físico, o material – mas quem pode se levantar para curar o âmago, as chagas abertas pela nudez?  Somente outras chagas, mas estas, chagas de amor: “Tomou sobre si nossas enfermidades, carregou nossos sofrimentos. O castigo que nos salva pesou sobre Ele; fomos curados graças as suas chagas” (Isaias 53,4s). Façamos o que nos cabe: denunciar a iniquidade, agir de acordo com os preceitos legais e deixemos Deus fazer a Sua parte; onde não podemos ir Ele com certeza irá. Daí quem sabe, a cidade, o mundo, não precisarão mais esconder sua nudez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário