sábado, 30 de agosto de 2014

A MORALIDADE DAS PAIXÕES


No ser humano existe uma série de impulsos, tendências, afetos e sentimentos, conhecidos pelo termo "paixões", São forças que Deus colocou em nossa natureza e que nos fazem agir. Elas provocam tensão, mas são úteis quando conseguimos orientá-las.
Mas, o que eu quero ressaltar é a moralidade das paixões, que o Catecismo da Igreja Católica resume em algumas sentenças: 1) O termo "paixões" designa afeições ou sentimentos; 2) As principais paixões são: amor, ódio, desejo, medo, alegria, tristeza e cólera; 3] As paixões e os sentimentos podem ser assumidos em virtudes ou pervertidos em vícios, Grandes sentimentos moveram Hitler e Gandhi com resultados bem diferentes para a humanidade,
As paixões são sinais de que estamos vivos, sentindo. Sem paixão, nunca teríamos, educação, música religião... Mas precisamos ordena-las; caso contrário, elas serão qualificadas como cegueira ou fanatismo.
A perfeição moral está em que o homem não seja movido para o bem só pela vontade, mas também pelo apetite sensível. Em si mesmas, as paixões não são boas nem más, só recebem qualificação moral na medida cm que dependem efetivamente da razão e da vontade, e nos impulsionam a agir bem ou mal, Assim, as paixões são moralmente boas quando contribuem para o bem e moralmente más se nos levam a agir mal,
Não é fácil orientar nossas paixões, submetendo-as à razão. Mas é necessário fazê-lo se queremos viver com a dignidade da nossa condição humana, É preciso querer e lutar, e é necessária a graça de Deus, que o Espírito Santo proporciona aos que a pedem. Santo Agostinho escreveu: "Deus não manda coisas impossíveis, mas, quando manda algo, te adverte que faças o que possas, que peças o que não possas, e te ajudará para que possas. Então, pela força do Espírito Santo que mora em nós, todo o nosso ser será orientado por Deus.
Quando se vive em Cristo, os sentimentos humanos podem alcançar sua consumação na caridade. Cada um de nós tem uma vocação, que deve orientar a nossa vida, de modo que as nossas paixões também fiquem bem ordenadas. Dessa forma, daremos uma valiosa contribuição para a edificação do Corpo Místico de Cristo no mundo. 
Pe. Francisco Sehnem,scj – fonte: revista Brasil Cristão (ASJ)


Nenhum comentário:

Postar um comentário