terça-feira, 26 de agosto de 2014

O Senhor glorifica o pai nos filhos


Deus quer glorificar, honrar o pai através de seus   filhos, Como é maravilhoso ver  uma familia em que os filhos, sadiamente educados pelo seu pai, edificam suas vidas conforme a. Palavra de Deus. Deus honra a esse pai. Ora, Deus quer honrar   bom pai  em seus filhos, quem somos nós para não o fazermos?
Em nossos dias, vemos várias tentativas de se criar uma nova família em que a presença do pai  é desprezada ou até descartada. É  como se a figura  masculina fosse desnecessária ou mesmo inoportuna para a educação plena dos filhos. Considerar - priori – que o pai é um  antivalor a ser eliminado, em muitos casos, demonstra o sentimento de superioridade e onipotência da mãe. Há episódios em que a falta do pai ocorre por motivo de sua morte, desaparecimento; ou abandono do lar.Porém, tais casos independem da vontade de sua mulher e dos, seus filhos, que geralmente sofrem tal ausência
Sobre  esta questão, bem colocou São João Paulo II "Como a experiência ensina, a ausência do  pai provoca desequilíbrios  psicológicos  e morais e  dificuldades. Notáveis nas relações familiares. O mesmo acontece também em situações opostas   pela   presença ostensiva do pai, especialmente onde  ainda se verifica o fenômeno do machismo ,ou seja, da superioridade abusiva das prerrogativas masculinas que humilham a mulher e inibem o desenvolvimento relações familiares sadias" (Exortação Apostólica Familiaris Consortio, 25).
Um homem com a consciência formada sob luz do Espirito Santo jamais humilhará mulher e filhos e tudo  fará para desenvolver o relacionamento familiar saudável . A Bíblia nos ensina sobre a importância única e insubstituível do pai na estrutura familiar e de como o pai formar os seus filhos. Vemos que o pai exerce o papel de provedor  em sentido amplo, de forma que cabe a ele   proteger e   cuidar não apenas da vida física de todos os membros  família que ele decidiu constituir, mas  também que compete a ele fortalecê-los, ampará-los e orienta-los sob aspecto psicológico e espiritual.
De que adianta dar aos filhos todos os  bens deste mundo e privá-los dos valores morais e eternos? "pois que aproveitará homem se ganhar o mundo inteiro, mas arruinar a sua vida?' (Mt 16,26), De que valem todos os ensinamentos humanos sem a sabedoria de Deus? "A sabedoria que vem do alto é, antes de tudo, pura, depois pacifica,indulgente, conciliadora, cheia da misericórdia e de bons frutos, isenta de parcialidade e de hipocrisia" (Tg3,17).
Queres ser um bem pai e receber a honra de Deus? "Ensina a criança no caminho que deve andar, e mesmo quando for velho, não se desfará dele" (Pr 22,6), A Palavra de Deus nos ensina que o homem sensato constrói sua casa sobre a. Rocha (cf: Mt7.24-27). Ora, a rocha, é Cristo (1Cor 10,4); É sobre de que as famílias devem ser alicerçadas a fim de resistir a todas as investidas que virão contra ela. Um pai prudente e equilibrado edifica as paredes de sua casa em  total retidão,de forma a ser exemplo para seus filhos. Porém, o pai submisso à vontade de Deus sabe perfeitamente que ele não edificará sozinho a sua casa; ele depende de Deus: '"Se Adonai não constrói a casa, em ' vão labutam os seus construtores" (Sl 127,1) Feliz o pai que coloca a sua confiança em Deus para edificar o seu lar.
Roseli Cristina Rodolfo (terapeuta familiar-medicina comportamental-S. José dos Campos/SP)
Fonte: Revista Canção Nova



Nenhum comentário:

Postar um comentário