sábado, 10 de maio de 2014

O que será semeado será colhido


 A vida e a semente são semelhantes: estão sempre carregadas de surpresas. Quem pode medir a força escondida numa semente? Quem pode medir o que exatamente se passa em cada coração humano? Há um mistério! Tanto o coração como a maior semente que exista cabem na palma da mão, mas sua força e seus segredos são incomensuráveis, imensos, infinitos. A semente mais ínfima tem dentro de si uma decisão: tornar-se um arbusto ou uma grande árvore, como o eucalipto conhecido nosso. Você conhece a semente de eucalipto? Procure conhecê-la e se surpreenderá!
Nós somos como a semente, dotados por Deus de uma capacidade que não dá para medir. Nós ainda acreditamos pouco em nós mesmos e em Deus. Ainda somos insuficientes em nossas decisões. Por isso, Jesus vem nos dizer: "O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra" (Mc 4,31-32).
Nós paramos de sonhar muito cedo. Jesus não, sonhou sempre e continua a sonhar e apostar em nós, e nós continuamos insuficientes em nossas apostas sobre nós mesmos. Se a criança acredita que é a semente que irá nascer e frutificar amanhã, ela não tem medo de o tempo passar. Os adultos ficam com medo do amanhã e não vivem o tempo de agora. Não estendem galhos e ninguém se abriga em seus ramos. A verdade é que precisamos renascer junto com o sol de cada manhã e ter a mesma esperança da aurora, que aposta que o dia vai amanhecer. Não semeamos e queremos colher. Quem semeia tem esperança, acredita, aposta e, se não nascer, fica feliz por ter plantado; se nascer e crescer e não der frutos, fica contente pelos galhos terem produzido sombra e, por isso, nunca deixa de plantar.
Para os adultos, vale a grande experiência da vida, e esta poderá ajudar outros a semear. Se não semeio, não posso reclamar que não houve colheita. Portanto, semear é necessário, para que amanhã eu seja capaz de colher o que foi semeado. Por isso, é bom escolher a semente que será semeada.

(Pe. Ferdinando Mancilio, C.Ss.R.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário