quarta-feira, 2 de maio de 2012

Boa reputação


Salomão já dizia: “bom renome vale mais que grandes riquezas; a boa reputação vale mais que ouro e prata” (Pr 22,1). Reputação é quase tudo na vida. Prestigio pessoal é o máximo para muitos; sucesso, renome, fama, celebridade. Mas isso, como tudo na vida, passa. Aí um imenso vazio se faz. A pessoa torna-se oca. Se no entanto aprofundarmos o discernimento  podemos entrever que a reputação referida por Salomão só é realmente valiosa diante de Deus, pois mais vale um pouco de prestigio junto a Deus que um grande prestigio junto aos homens.

A boa reputação na sociedade, não obstante, também tem seu valor; um bom nome é o que todos almejamos, obviamente sem que isso implique em perseguir o reconhecimento pessoal, o prestigio; essas coisas vêm naturalmente e não devemos nos envaidecer por isso. Porém, o grande tesouro, a grande riqueza é estar bem com Deus. Estar bem com Deus, ter boa reputação diante Dele é fazer Sua vontade. Obedecê-lo e ser fiel.

Um grande pecado, por certo o maior malefício que a língua humana é capaz de fazer é a difamação. Uma boa reputação, construída ao longo de anos pode ser dilacerada em questão de minutos, principalmente hoje em dia, na era das redes sociais. Cuidemo-nos para não cair nesse pecado, que por sinal é facílimo de ser cometido, basta abrir a boca, escrever ou teclar.

Quem tem Deus no coração pode até suportar a perda de reputação , mas quem não tem sucumbe, esvazia-se. Se você foi difamado, sofreu maledicências, renda-se ao Senhor, porque não importa o que as pessoas e o mundo pensem a seu respeito, vale a sua reputação com Deus. Tome para si a citação de S. Francisco de Assis: “Eu sou o que sou diante de Deus e nada mais. Isso é o que importa”.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário