quarta-feira, 2 de maio de 2012

Boa reputação


Salomão já dizia: “bom renome vale mais que grandes riquezas; a boa reputação vale mais que ouro e prata” (Pr 22,1). Reputação é quase tudo na vida. Prestigio pessoal é o máximo para muitos; sucesso, renome, fama, celebridade. Mas isso, como tudo na vida, passa. Aí um imenso vazio se faz. A pessoa torna-se oca. Se no entanto aprofundarmos o discernimento  podemos entrever que a reputação referida por Salomão só é realmente valiosa diante de Deus, pois mais vale um pouco de prestigio junto a Deus que um grande prestigio junto aos homens.

A boa reputação na sociedade, não obstante, também tem seu valor; um bom nome é o que todos almejamos, obviamente sem que isso implique em perseguir o reconhecimento pessoal, o prestigio; essas coisas vêm naturalmente e não devemos nos envaidecer por isso. Porém, o grande tesouro, a grande riqueza é estar bem com Deus. Estar bem com Deus, ter boa reputação diante Dele é fazer Sua vontade. Obedecê-lo e ser fiel.

Um grande pecado, por certo o maior malefício que a língua humana é capaz de fazer é a difamação. Uma boa reputação, construída ao longo de anos pode ser dilacerada em questão de minutos, principalmente hoje em dia, na era das redes sociais. Cuidemo-nos para não cair nesse pecado, que por sinal é facílimo de ser cometido, basta abrir a boca, escrever ou teclar.

Quem tem Deus no coração pode até suportar a perda de reputação , mas quem não tem sucumbe, esvazia-se. Se você foi difamado, sofreu maledicências, renda-se ao Senhor, porque não importa o que as pessoas e o mundo pensem a seu respeito, vale a sua reputação com Deus. Tome para si a citação de S. Francisco de Assis: “Eu sou o que sou diante de Deus e nada mais. Isso é o que importa”.  

Um comentário:

  1. SE A BOA REPUTAÇÃO É O REFLEXO DE UM BOM CARÁTER COMO ALGUMAS PESSOAS DIZEM POR AÍ EM SEUS BLOGS, ENTÃO JESUS CRISTO NUNCA TEVE UM BOM CARÁTER, ELE TINHA UMA VIDA NORMAL, MAS MESMO ASSIM AS PESSOAS O INVEJAVAM, O ODIARAM E O CALUNIARAM,O JULGARAM E O CRUCIFICARAM.

    AÍ VÇS PODEM DIZER, MAS JESUS TINHA UMA MISSÃO, MAS ENTÃO PORQUE ISSO ACONTECE COM MUITAS PESSOAS NO NOSSO MUNDO ATUAL TAMBÉM???PESSOAS QUE TEM UM BOA ÍNDOLE E SÃO INJUSTIÇADAS,CALUNIADAS,JULGADAS,DESPREZADAS PORQUE TEM HUMILDADE E POR GOSTAR DAS COISAS CORRETAS.

    PORQUE AS PESSOAS SÓ VALORIZAM O TER E NÃO O SER? A PESSOA PODE SER A PIOR DA SOCIEDADE, MAS SE TIVER UM EMPREGO, OU SE GANHAR BEM E TIVER UM CERTO STATUS, UM PATAMAR FINANCEIRO MELHOR OU FAMA JÁ TEM UMA BOA REPUTAÇÃO, MESMO PRATICANDO AS PIORES COISAS QUE UMA PESSOA POSSA PRATICAR.

    NÃO DÁ PARA ENTENDER. VEJO ENTÃO QUE AS PESSOAS ESTÃO DO LADO DO MAL E NÃO DO BEM. ENTÃO A MAIORIA NÃO ESTÁ TÃO CERTA ASSIM COMO MUITOS DIZEM POR AÍ....É PARA SE PENSAR.

    EX: TEM PESSOAS CORRUPTAS QUE SÓ POR TEREM UM TRABALHO SÃO BEM VISTAS PELA SOCIEDADE, PESSOAS QUE USAM E FOMENTAM A DROGA POR TER UM EMPREGO SÃO BEM VISTAS PELA SOCIEDADE, PESSOAS IMORAIS, INDECENTES E PERSUASIVAS PARA O MAL POR TEREM UMA POSIÇÃO MAIS AVANTAJADA SÃO BEM VISTAS PELA SOCIEDADE.ETC....

    ResponderExcluir