sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Gal 5,1-16 – Liberdade Cristã-Preceitos

 



A

 palavra que Deus nos deu para hoje pode ser passada em duas etapas: Até o v. 12 Paulo nos fala da fidelidade a lei, aos mandamentos simplesmente. Dos vv. 13-16 Paulo nos fala da fidelidade a Jesus, à moção do Espírito Santo.

                O AT em Gen 17,9-14 relata o pacto de Deus com Abraão. Deus ordena a Abraão e aos seus, que se circuncidem, em sinal de aliança. A circuncisão tem força de lei para os judeus. Até hoje todos os judeus são circuncidados. Mas nós cristãos temos uma nova aliança, uma aliança eterna, definitiva: Jesus. Isto não significa que devamos desprezar o AT, longe disso. Até porque Jesus, como ele mesmo diz, não veio abolir, mas aperfeiçoar a lei. Devemos ser fiéis aos mandamentos da lei de Deus, mas acima de tudo devemos ser fiéis ao próprio Deus em si, abertos a ação do Espírito Santo.

                 A Palavra de Deus nos diz que quem está sob ação do Espírito Santo não está submisso a lei. Mas por aí muitas pessoas vivem mergulhadas no pecado e se julgam justas, certos no seu proceder, não é assim mesmo?  Eles dizem, não mato, não roubo, não faço mal a ninguém, logo não peco. Não é assim que eles falam? Mas matar não é só atirar em alguém com um revólver, a língua também mata; a língua pode matar e ferir, mutilar mais que a espada. A calunia, a injuria, podem acabar para sempre com a dignidade, com a honra de um homem, de uma mulher.

                E u não roubo. Está certo, eu não meto a mão no bolso de ninguém, mas não devolvo o troco a mais que eu recebo; acho uma carteira recheada e devolvo vazia, só com os documentos. É... Fulano faz tudo isso e ainda diz que não rouba. Misericórdia Senhor, Misericórdia.

                Eu não faço mal a ninguém, mas vivo escandalizando a todos com minhas atitudes. Bebo demais, falo palavrão o tempo todo, me visto de modo indecoroso. Não namoro, fico; sou casado(a) e saio com outras mulheres, outros homens, etc,etc. Eu posso até pensar que não incomodo ninguém com isso, mas na verdade estou ofendendo, machucando o coração daquele, que mesmo que eu não reconheça, é meu melhor amigo: Jesus.

                Essa hipocrisia também havia no tempo de Jesus. E Jesus veio dizer aqueles homens que eles não seguissem sòmente a lei, os preceitos, só isso não bastava.  E o Espírito Santo vem nos dizer agora que só isso não basta! Naqueles tempos os homens se circuncidavam, era preceito legal e muitos achavam que só isso bastava. Hoje somos batizados e muitos achamos que só isso nos basta! E o coração? O coração está incircunciso, o coração está manchado pelo pecado, está impuro. A verdadeira circuncisão se dá no coração, pela ação do Espírito Santo, pela aceitação da Palavra de Deus, pela submissão ao senhorio de Jesus. E mais uma vez: Quem está sob a ação de Espírito Santo não está submisso a lei. Porque? Porque quem é movido pelo Espírito Santo jamais transgride a lei!

                Por questão de preceito vamos a missa aos domingos e dias de guarda. Por obrigação, só por obrigação, assistimos, não participamos, da celebração. O encontro com Jesus se dá somente no momento da Comunhão Eucarística, depois, tchau. A semana inteira o coração fica vazio; Jesus fica esquecido no Sacrário. No sacrário de pedra do altar, enquanto que na verdade, Ele deveria estar no sacrário vivo que é o coração. Guardem estas palavras, reflitam...

                Vv. 13 ao 16: Não abusar da liberdade, viver a vida espiritual.  São Paulo na primeira carta aos corintios nos diz que tudo é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não posso me deixar dominar pela permissividade. Não posso me deixar dominar pela tentação, pela concupiscência da carne. Concupiscência é a tendência do ser humano de ceder as tentações, de se desviar do caminho do Senhor. Ë como um carro com a direção desalinhada, sempre puxa para um lado; Temos que ser firmes no volante para manter o carro na estrada. A concupiscência, inerente a nós, aliada a tentação do demônio é a principal causa de nossas quedas. Quanto maior o pecado, mais fundo é o buraco, mais sinistro, mais tenebroso é o abismo. Assim, quando caímos p’rá subir de novo, p’rá se erguer, é muito difícil, só pela misericórdia Divina. Para nossa sorte Deus é misericordioso, é todo amor.

                Todos conhecemos os frutos do Espírito Santo: Paz, harmonia, caridade, tranqüilidade, alegria, amor ao próximo, saúde, saúde espiritual. Só virtudes, só coisas boas. Vamos ler o v. 19 (...). Só o que não presta. Diante disso, irmãos, o que escolher? Irmão, você vai deixar de sentir a suprema alegria da presença de Deus vivo em seu coração, para viver uma vida de amargura, de incertezas? Desculpem a franqueza, a dureza das palavras, mas escolher errado é burrice, é insanidade!

                Se você se acha fraco, vacilante, andando em ziguezague, peça a Força do Alto, peça ao Espírito Santo que lhe oriente, que guie seus passos, que alinhe a sua direção

Nenhum comentário:

Postar um comentário