sábado, 30 de janeiro de 2021

At 10,9-16 – Visão de Pedro

 

O

 texto em referência deve ser examinado sob o contexto de todo o capitulo 10 do livro dos Atos dos Apóstolos. Aí alude à conversão do Centurião Cornélio, o primeiro estrangeiro, pagão, a ser convertido ao cristianismo. Cornélio, além do repúdio por ser estrangeiro, era odiado por ser representante do poder dominador, levando em conta que Roma conquistara e dominara toda a Palestina.

 Em estado de êxtase, Pedro tem a visão da toalha descendo do céu, contendo toda espécie de animal considerado impuro (cf. Lv 11). Ouve a voz: “Pedro, mate e coma!” Não reconhecendo a voz de Deus, Pedro diz que nada impuro deve ser tocado, ao que Deus o repreende: “Não digas tu que é impuro aquilo que Eu purifiquei”.Daí então Pedro deva ter compreendido que Jesus não veio abolir, mas aperfeiçoar a lei. Reconheceu que não havia ninguém impuro em si, somente por não ser judeu, mas que a impureza vem das coisas más que habitam o coração dos homens, judeus ou gentios.



Saindo do contexto de época e vindo para a atualidade, podemos dizer que puro e impuro se referem a pecado e santidade. Que o amor de Deus é incondicional, não olha nosso passado, vê nosso presente, apontando para o futuro. Deus não vê o pecado de ontem, Ele te quer santo hoje para que amanhã possa habitar na Sua Glória: “Irei preparar-te um lugar”.(Jo 14,2s). Quem morrer na graça e na amizade de Deus, entrará certamente no céu, mesmo que talvez tenha que passar pela purificação do purgatório. Dizia Irmã Faustina: “Nosso pecado é uma pequenina gota de orvalho no oceano da misericórdia de Deus”. Portanto, é pelo seu amor desmedido, sua eterna misericórdia que somos perdoados e curados. Deus nos ama, não simplesmente como seu povo, seu rebanho; nos ama individualmente, com exclusividade, como seres únicos, embora queira que sejamos unidos, estejamos unidos, que sejamos um em seu amor. Amém


Nenhum comentário:

Postar um comentário