sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Tob 3,20-23 – Restauração

 


N

ós lemos em Tob 3,20-23 um trecho da prece de Sara. Deus acolheu esta oração ao mesmo tempo que a de Tobias. Tobias e Sara passavam por grande aflição, com muita tribulação. Deus respondeu a essas orações e agiu no momento oportuno. Nessa palavra Deus está nos mostrando que aquele que é fiel, ou seja, fiel a Ele, Deus, será agraciado. A palavra é uma confirmação, pois Ele nos fala isso ao coração todos os dias, não importando a situação que vivamos no momento. Não importa se o momento é de dor e sofrimento, se o momento é de aflição. Deus nos garante que depois da tempestade vem a bonança; está na Palavra e a Palavra de Deus é verdade; a Palavra de Deus é eterna; a Palavra de Deus atravessa os séculos e chega viva até nós.

            Deus hoje está dizendo a cada um de nós, a mim, a você, que Ele quer nos restaurar; Ele quer restituir nossa alegria, nossa paz. Ele quer curar nossas feridas, nossa dores. Ele quer livrar da opressão do mundo, Ele quer libertar das garras do inimigo.

            Deus quer fazer uma obra nova em nós. Ele quer reunir o seu povo; Ele quer acolher o resto de Israel, como está escrito no livro do profeta Miquéias, em Mq 2,12s... (...) Quem é o resto de Israel? Sou eu, é você, somos todos nós. O resto de Israel é o povo que por sua fidelidade teve como herança as promessas de Javé; é o povo que hoje caminha com a Igreja de Cristo. E quem vai a frente conduzindo o povo? Quem?... É Jesus, Jesus de Nazaré. O melhor disso tudo é que essa promessa de Deus é para todos, não é só para um pequeno grupo de privilegiados, não é só para poucos eleitos, não. É para todo o povo de Deus. Jesus remiu toda a humanidade, o sangue de Jesus cobriu toda a Terra, a salvação foi oferecida a todos! Nós lemos em Tobias que Deus não se apraz com a perdição de ninguém, de ninguém!

            Porém isso tem um preço; é bem verdade que Jesus pagou com seu sangue na cruz, mas temos que ser merecedores; é mister que façamos a nossa parte.  Leiamos Tob 3,21a: ...Todo aquele vos honra. Temos que ser fiéis, seguir os mandamentos, ser obedientes ao Senhor. Toma posse disso irmão, toma posse.

            Agora um testemunho, meu testemunho pessoal:

            Eu era um homem do mundo, pecador. A bem da verdade eu não andava chafurdado no pecado, mas andava afastado de Deus, era pecador como todos ainda somos. Eu andava no mundo ao sabor das coisas que o mundo me oferecia. Na realidade era como se eu caminhasse em areia movediça; eu cavava um buraco com os próprios pés, um buraco sem fundo, onde fatalmente eu cairia. Eu seria triturado pelo mundo, triturado! Mas felizmente Deus me resgatou; Ele tem um plano para mim, assim como tem um plano de amor para cada um de vocês. Então Deus me tirou da escuridão e trouxe para a luz. Deus me restaurou. O que vem a ser restauração? Restaurar é reconstruir, restauração é consertar o que está estragado, corrigir o que está errado. Deus fez isso em mim e quer fazer em vocês também.

            Se eu estou aqui falando a vocês, se eu estou aqui sendo instrumento de Deus, é porque abri meu coração e deixei Deus agir, deixei Deus fazer a obra em minha vida. E Ele quer fazer o mesmo em você. Abre o seu coração e deixe Deus ser Deus e agir em você; deixe Deus ser Deus e fazer a obra em sua vida. Não queira ser maior que Deus, não impeça a realização da obra de Deus em você, não se entregue ao mundo, pois o mundo vai lhe engolir. O mundo vai lhe engolir! Abre seu coração, entregue seus caminhos ao Senhor e deixe Deus acontecer na sua vida; sua vida vai mudar, mudar p’rá melhor.           

            Hoje à noite, ao deitar, no silêncio do seu quarto, pense nestas palavras, pense no que você ouviu (leu) aqui e fique atento, preste atenção ao que Deus fala ao seu coração. Faça isso, faça isso e com certeza o céu vai se abrir sobre você e as bênçãos de Deus vão acontecer na sua vida. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário