sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

At 2,29-36 – Cristo Ressuscitado


 

E

ste pequeno trecho está inserido em um texto maior, que é a pregação de Pedro após Pentecostes, onde foram convertidas milhares de pessoas.

            O v. 29 nos diz: “Permita-me dizer com toda franqueza que Davi morreu e seus restos estão no túmulo...etc”. Isto não significa que Pedro vai falar de Davi. Não, ele simplesmente diz que Davi morreu e seus restos ainda estão no sepulcro. Ele quer falar, sim daquele que ressuscitou, Jesus, que segundo a carne era descendente de Davi. Jesus foi crucificado, morto e sepultado, mas ressuscitou ao terceiro dia, ressurgiu dos mortos. Jesus está vivo. Vivo e no meio de nós, pois onde dois ou mais estiverem reunidos em seu nome, aí estará ele.

Jesus não está mais na cruz ou no sepulcro, ao contrário de muitos que se julgavam iluminados. Onde estão agora Maomé, Lutero, Calvino, Buda, Alan Kardec? Todos morreram e estão nos túmulos. Jesus também enfrentou a morte e onde está ele agora? Vivo, porque ele ressuscitou. Napoleão Bonaparte disse certa vez que para fundar uma religião seria necessário duas coisas: morrer numa cruz e ressuscitar. E disso somente Jesus foi possível.

Jesus foi para a cruz, morreu para redimir nossos pecados e ressuscitou para nos mostrar que existe algo mais esperando por nós. Com sua morte e ressurreição Jesus nos abriu as portas do céu! Nossa Igreja celebra a exaltação da Santa Cruz, não que Jesus esteja nela; a cruz é venerada como penhor de salvação. Olhamos para o crucifixo, imagem de Cristo na cruz, para lembrar que foi por nós que ele derramou seu preciosissimo sangue. Nossa adoração se dirige na verdade, ao Santíssimo Sacramento Eucarístico, onde Jesus está realmente presente pela ação do Espírito Santo. Podemos mesmo dizer que o Cristo crucificado nos ofereceu a salvação, enquanto o Cristo ressuscitado nos apresenta a promessa da vida eterna.

Atualmente vamos encontrar muitos filhos de Deus adormecidos na fé. Mais que adormecidos, mortos na fé. No fim dos tempos haverá a ressurreição dos mortos. No entanto, Jesus já ressuscita hoje os que estão mortos na fé e os mortos pelo pecado. Por isso a Palavra em Ef 5: “Desperta tu que dormes. Levanta-te entre os mortos e Cristo te iluminará.” Basta somente se entregar a ele; abrir o coração e deixar que a luz de Deus te inunde; é só se abrir à ação do Espírito Santo. É ele, o Espírito Santo, que te impulsiona. É ele, o Espírito Santo, que autentica nossa missão, que nos dá força e coragem, que nos concede os carismas. É o Espírito Santo que nos abranda o coração para que seja aberto e Jesus venha adentrar e fazer sua obra em nós, venha assumir seu senhorio em nossa vida.

Diz o v. 36: “Que toda casa de Israel saiba...etc” Ele é Senhor! Como está em Fl 2: “Toda língua confesse para glória de Deus Pai que Jesus Cristo é Senhor.” Ele é Senhor de tua vida. Somos pertença dele e como tal devemos nos submeter à sua vontade. Portanto, desperta, reanima tua fé e tenha Jesus como Senhor da tua vida. Segue aceitando o senhorio de Jesus, sendo fiel e perseverante. Fiel a Cristo, fiel a Igreja, fiel a Palavra de Deus. Sê perseverante no caminho. Caminho que aponta para o céu, cujas portas Jesus nos abriu ao vencer a morte. Amém.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário