sábado, 13 de junho de 2015

Firmes na Fé


A quantas anda nossa fé? Está firme como rocha ou ‘firme como geleia’? Rocha é fundamento sólido, praticamente inabalável. Geleia, apesar da aparência de solidez, é macia, fura-se com a ponta de um dedo e esfacela-se com facilidade.
A Bíblia (Hb 11,1) nos diz que fé é o fundamento da esperança, a certeza daquilo que não se vê.  Podemos então definir fé como sendo uma iluminação interior que nos faz crer mesmo ainda sem ter visto o objeto de nossa fé, ou não ter sido alcançado algum resultado esperado. Daí então podemos perceber que fé é dom. Se temos o coração receptivo, Deus na sua infinita bondade nos oferece e se abrimos realmente o coração o dom da fé nos é concedido. 
Não confundamos crendice com fé. Crendice é acreditar em tudo, qualquer coisa visível ou invisível, material ou etéreo, verdadeiro ou falso. Fé é crer e esperar. Fé teologal é crer em Deus e esperar nele; na fé teologal a fé carismática é crer e esperar na certeza da resposta de Deus. E então como está nossa fé? Arraigada na rocha ou grudada na geleia? Na rocha é fé verdadeira, gelatinosa é simples crença. Acreditamos num único Salvador, ou há outros “salvadores” por aí? Acreditamos que todos os caminhos levam a Deus, ou num único caminho? Não devemos nos esquecer das palavras de Jesus: “Eu sou o caminho, verdade e vida.” Ele disse, eu sou O CAMINHO, não um dos caminhos. Portanto... Só há um único e real caminho que nos leva a Deus: Jesus Cristo, Ele o próprio Deus feito um de nós. Jesus é o caminho que nos conduz à verdade, verdade que traz vida, vida plena e abundante.
Eis a rocha, Jesus e com Jesus a Igreja. Igreja fundada na rocha (Ele próprio) e delegada a outra rocha (Pedro); Igreja fiel depositária da fé. Eis a firmeza, fé dom divino fortalecido e enriquecido com os ensinamentos da Igreja. Portanto, não nos deixemos levar por qualquer vento de vã doutrina, mas pela brisa leve do Espírito Santo que habita nos batizados e dirige e inspira a Santa Mãe igreja. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário