quarta-feira, 11 de junho de 2014

A Recompensa – O Reino dos Céus IV






                     A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê. Foi ela que fez a glória dos nossos, antepassados. Pela fé reconhecemos que o mundo foi formado pela palavra de Deus e que as coisas visíveis se originaram do invisível. Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício bem superior ao de Caim, e mereceu ser chamado justo, porque Deus aceitou as suas ofertas. Graças a ela é que, apesar de sua morte, ele ainda fala. Pela fé Henoc foi arrebatado, sem ter conhecido a morte: e não foi achado, porquanto Deus o arrebatou; mas a Escritura diz que, antes de ser arrebatado, ele tinha agradado a Deus (Gn 5,24). Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, pois para se achegar a ele é necessário que se creia primeiro que ele existe e que recompensa os que o procuram.” (Hebreus 11, 1-6)

                      Cremos na existência e eternidade do céu, lugar celestial de honra, louvor e glória para os amigos de Deus, aonde aqueles que de alguma forma agradaram ao Pai Celestial entraram em sua Tenda Eterna, pela fé que professamos: que recompensa têm os que o procuram. Entremos assim pela porta estreita.

                     Vós, ao contrário, vos aproximastes da montanha de Sião, da cidade do Deus vivo, da Jerusalém celestial, das miríades de anjos, da assembléia festiva dos primeiros inscritos no livro dos céus, e de Deus, juiz universal, e das almas dos justos que chegaram à perfeição, enfim, de Jesus, o mediador da Nova Aliança, e do sangue da aspersão, que fala com mais eloqüência que o sangue de Abel.” (Hebreus 12, 22-24)

                       Amar a Deus, sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo. Isto é estar em paz, na graça e no amor com Deus e entrar na cidade celestial, subir a montanha, participar da assembléia com os justos que alcançaram a perfeição, e se alcançaram é porque estão no presente, nas glórias do Reino do Céu. 

                      “Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor darei o maná escondido e lhe entregarei uma pedra branca, na qual está escrito um nome novo que ninguém conhece, senão aquele que o receber.” (Apocalipse 2, 17)

                       Lembra-se do brilho celeste? Também há um nome celeste, que já está, no presente, escrito. Tudo isso porque, se alguém está em Cristo, é nova criatura, o que é antigo passou e surge novas realidades. (cf. 2Cor 5, 17)

                     “Mas Deus, que é rico em misericórdia, impulsionado pelo grande amor com que nos amou, quando estávamos mortos em conseqüência de nossos pecados, deu-nos a vida juntamente com Cristo - é por graça que fostes salvos! -, juntamente com ele nos ressuscitou e nos fez assentar nos céus, com Cristo Jesus.” (Efésios 2, 4-6)

                       É pela graça manifestada em Jesus crucificado e toda glória da sua ressurreição, já somos vencedores, Cristo venceu a morte e entramos com a sua ascensão no céu, basta cumprir um único mandamento, uma só sentença em que se resume toda a lei, todos os profetas, todos os mandamentos, enfim, todas as Escrituras Sagradas: “Pois toda a Lei encontra a sua plenitude num só mandamento: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” (Gálatas 5, 14)                   FINAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário