quarta-feira, 25 de junho de 2014

Celebração Liturgica


Por Manuel Novaes Dias
A celebração litúrgica é realizada através de símbolos e gestos adaptados da cultura de cada povo. O modo como comunicamos e a linguagem que usamos são de fundamental importância para entender melhor que o Senhor é nossa herança e nós somos o seu povo (cf. Lv 26,12). Portanto, fazendo uso da linguagem humana, a liturgia comunica e celebra os mistérios da mesma forma que as pessoas celebram os acontecimentos marcantes da vida.

É o encontro dos filhos com seu Pai, em Jesus Cristo nosso irmão, convocados pelo Espírito Santo, formando uma comunidade que une fé e vida. A comunidade celebrativa é a fonte de onde emana toda a força para transformar a vida. Apoiando-se na Eucaristia e na Palavra de Deus, o ser humano se torna mais solidário e faz dos momentos celebrativos um encontro festivo e comprometido com o próprio Deus da vida, que é Palavra que ama, salva e transforma.
Temos na igreja duas formas de celebração litúrgica: Celebração da Santa Missa e Celebração da Palavra de Deus. Veremos, a seguir, como elas estão estruturadas e o que diferencia uma da outra.
 A Celebração da Eucaristia (Santa Missa) faz memória da morte e ressurreição de Cristo, no pão partido e repartido e no vinho abençoado no cálice. Celebrar a Eucaristia é ir ao encontro de Cristo com nossos projetos e anseios, angústias e decepções, vitórias e esperanças.
A estrutura da Celebração da Santa Missa é:
1) Ritos iniciais;
2) Liturgia da Palavra;
3) Liturgia eucarística;
4) Ritos finais;
Quem celebra a Eucaristia é todo o povo de Deus reunido em assembléia. O ministro ordenado (padre) é o presidente da celebração, e sua função é insubstituível. Por isso, quando a comunidade se reúne para celebrar a Páscoa do Senhor sem a presença do sacerdote, a celebração realizada é completamente diferente da celebração da Santa Missa.
A Celebração da Palavra de Deus é um ato litúrgico reconhecido e incentivado pela Igreja. Em todo o território brasileiro e latino-americano a realidade da falta de sacerdotes, a dispersão populacional e a situação geográfica do continente, fizeram com que crescesse nas comunidades a consciência da importância que possuem as celebrações da Palavra de Deus.
A estrutura da Celebração da Palavra de Deus é:
1) Ritos iniciais;
2) Liturgia da Palavra;
3) Momento de louvor e comunhão;
4) Ritos finais;
Essa celebração pode ser realizada por ministros leigos comprometidos com a missão evangelizadora da Igreja de levar o pão da Palavra e da vida aos nossos irmãos e irmãs que não podem, por causa da distância, e pela falta de meios, participar da missa dominical.
.


Nenhum comentário:

Postar um comentário