sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O Deus dos Vivos


A Transfiguração

                     Muitos fiéis confundem o uso das palavras sono da morte e despertar da ressurreição. O que queremos esclarecer é que a palavra dormir se usa no sentido de estar morto, e a palavra despertar se usa no sentido de ressuscitar. Por exemplo: conhecemos a árvore pelos frutos. Sendo que a árvore é a pessoa e os frutos são suas ações. Do mesmo modo: desperta tu que dormes, quer dizer: ressuscita tu que estás morto. Os mortos não podem estar inconscientes na comunhão com Deus, estão acordados, mas mortos para este mundo.                    

                     “Passados uns oitos dias, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e subiu ao monte para orar. Enquanto orava, transformou-se o seu rosto e as suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura. E eis que falavam com ele dois personagens: eram Moisés e Elias, que apareceram envoltos em glória, e falavam da morte dele, que se havia de cumprir em Jerusalém. Entretanto, Pedro e seus companheiros tinham-se deixado vencer pelo sono; ao despertarem, viram a glória de Jesus e os dois personagens em sua companhia. Quando estes se apartaram de Jesus, Pedro disse: Mestre, é bom estarmos aqui. Podemos levantar três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias!... Ele não sabia o que dizia. Enquanto ainda assim falava, veio uma nuvem e encobriu-os com a sua sombra; e os discípulos, vendo-os desaparecer na nuvem, tiveram um grande pavor. Então da nuvem saiu uma voz: Este é o meu Filho muito amado; ouvi-o! E, enquanto ainda ressoava esta voz, achou-se Jesus sozinho. Os discípulos calaram-se e a ninguém disseram naqueles dias coisa alguma do que tinham visto.” (Lucas 9, 28-36)

                     A transfiguração de Nosso Senhor é prova concreta de que Moisés e Elias estão na glória de Deus. Estão vivos, e não mortos, estão acordados e não dormindo. Sabemos que Moisés morreu, por outro lado, Elias foi arrebatado ao céu, (cf. 2 Reis 2, 1-18). Sendo que, Moisés estando com Elias e o mesmo não conheceu morte, foi assunto ao paraíso, então Moisés não pode estar morto ou dormindo. Mesmo porque ele apareceu para Nosso Senhor na glória e conversou com o mesmo.

                     “Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e conduziu-os à parte a uma alta montanha. Lá se transfigurou na presença deles: seu rosto brilhou como o sol, suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura. E eis que apareceram Moisés e Elias conversando com ele. Pedro tomou então a palavra e disse-lhe: Senhor, é bom estarmos aqui. Se queres, farei aqui três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias. Falava ele ainda, quando veio uma nuvem luminosa e os envolveu. E daquela nuvem fez-se ouvir uma voz que dizia: Eis o meu Filho muito amado, em quem pus toda minha afeição; ouvi-o. Ouvindo esta voz, os discípulos caíram com a face por terra e tiveram medo. Mas Jesus aproximou-se deles e tocou-os, dizendo: Levantai-vos e não temais. Eles levantaram os olhos e não viram mais ninguém, senão unicamente Jesus. E, quando desciam, Jesus lhes fez esta proibição: Não conteis a ninguém o que vistes, até que o Filho do Homem ressuscite dos mortos.” (Mateus 17, 1-9)

                     Uma simples hipótese de que Moisés e Elias acordaram somente para conversar com Nosso Senhor e depois voltaram a dormir, não seria nada relevante nos propósitos bíblicos e, também somente algumas pessoas serem dignas de entrar no Reino ressuscitadas não caberia nos planos da salvação. Poderia falar-se que Moisés está na glória porque foi santo. Mas e o bom ladrão? (cf. Lc 23, 39-43) Se analisarmos as passagens poderemos constar que: Moisés e Elias conversavam sobre a paixão de Cristo, estando eles na glória, sabiam o que estava para acontecer, então não poderiam estar dormindo. Estavam em alma transfigurada e não em corpo. Por isto, Pedro não sabia que eles não precisavam de tenda. E Nosso Senhor adverte os discípulos para que não contem a ninguém antes da sua ressurreição. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário