quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O Deus dos Vivos 4


Viver com Cristo


                     “O que desejo e espero é não fracassar, mas, agora como sempre, manifestar com toda a coragem a glória de Cristo em meu corpo, tanto na vida, como na morte. Pois para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro. Mas, se eu ainda continuar vivendo, poderei fazer algum trabalho útil. Por isso é que eu não sei bem o que escolher. Fico na indecisão: meu desejo é partir dessa vida e estar com Cristo, e isso é muito melhor. No entanto, por causa de vocês, é mais necessário que eu continue a viver.” (Filipenses 1, 20-24)

                     O apóstolo Paulo deixa uma evidência de que Cristo será glorificado por ele tanto na vida como na morte, glorificando Jesus após a morte, e que chega estar em meio um dilema: viver é em Cristo e morrer é lucro. Como poderia alguém viver em Cristo nesta vida e ter a morte como lucro? O mesmo apóstolo não sabe o que é que deve fazer ficar nesta vida e evangelizar ou partir para outra vida e estar com Cristo.

                     Agora eu pergunto: será que o maior de todos os apóstolos, o homem que escreveu mais de um terço do Novo Testamento, sendo que suas cartas são a continuação do Evangelho, aquele a quem foram revelados tantos mistérios da nossa fé, dos quais muitos estão escondidos até hoje, não saberia se os mortos dormem ou estão acordados? Será que Paulo Apóstolo iria querer morrer para dormir, sendo que o mesmo disse que a morte é lucro e que é infinitamente melhor que esta vida?

                     Não nos resta dúvida, não existe sono após a morte. Mesmo porque pensem neste pequeno trecho de tamanha sabedoria:

                     “Como está determinado que os homens morram uma só vez, e logo em seguida vem o juízo.” (Hebreus 9, 27)

                     O julgamento particular vem logo após a morte, é impossível que depois do julgamento os mortos durmam. Se dormissem não haveria razão para julgamento, pois todos dormiriam bons e maus. É tudo uma simples questão de pensar: enquanto Henoc (Gn 5, 24) e Elias (2Rs 2, 1- 11) foram arrebatados ao céu, não conheceram morte, portanto são iguais aos anjos e não podem estar dormindo. O mesmo acontece com Melquisedec (Hb 7, 4 –10) Paulo diz que o sacerdote está vivo.

                     Portanto, todos estes personagens estão vivos porque Deus é Deus dos vivos. Assim, como todos os que morrem não ficam inconscientes e os que são dignos fazem parte com Deus estão no céu. Nenhum morto para este mundo pode estar dormindo.

                     “Na morte, que é separação da alma e do corpo, o corpo do homem cai na corrupção, ao passo que sua alma vai ao encontro de Deus, ficando à espera de ser novamente unida a seu corpo glorificado. Deus, em sua onipotência, restituirá  definitivamente a vida incorruptível a nossos corpos, unindo-os às nossas almas, pela virtude da Ressurreição de Jesus.” 997

                     Enquanto as passagens que Nosso Senhor diz que ressuscitará os mortos no último Dia? Bem, o Magistério da Igreja nos orienta dizendo que, após o julgamento individual os mortos são destinados ao Céu, ao Inferno ou ao Purgatório somente em alma, pois o corpo fica no túmulo. No Dia do Juízo Final, Nosso Senhor ressuscitará a todos de corpo e alma, Assim como Nosso Senhor ressuscitou de corpo e alma: Lc 24, 36 –43; Jo 20, 19 –20; Jo 20 26 –29. Então os homens serão destinados ao Reino de Deus ou ás trevas eternamente de corpo e alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário