domingo, 6 de novembro de 2011

O Deus dos Vivos 2


O Deus de Abraão, Isaac e Jacó


                     “Na ressurreição, os homens não terão mulheres nem as mulheres, maridos; mas serão como os anjos de Deus no céu. Quanto à ressurreição dos mortos, não lestes o que Deus vos disse: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó (Ex 3,6)? Ora, ele não é Deus dos mortos, mas Deus dos vivos.” (Mateus 22, 30-32)

                     Portanto, Deus é Deus dos vivos e não dos mortos. Mas se Deus é Deus dos vivos e não dos mortos, então porque disse ser Deus de Abraão, Isaac e Jacó, se estes já estavam mortos quando Deus disse isso a Moisés? E por que Nosso Senhor o repetiu no Evangelho milhares de anos depois? Ora, ou Deus é contraditório em dizer que é Deus dos vivos e falar nome de mortos, ou Abraão, Isaac e Jacó estão vivos, porque Deus é Deus deles, Deus dos vivos.

                     “Jesus respondeu-lhes: Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus. Na ressurreição dos mortos, os homens não tomarão mulheres, nem as mulheres, maridos, mas serão como os anjos nos céus. Mas quanto à ressurreição dos mortos, não lestes no livro de Moisés como Deus lhe falou da sarça, dizendo: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó (Êx 3, 6)? Ele não é Deus de mortos, senão de vivos. Portanto, estais muito errados.” (Marcos 12, 24-27)

                     Os saduceus não acreditavam na ressurreição, não entendiam como poderia as pessoas trem uma vida após a morte para este mundo, e testam Jesus com uma pergunta. A resposta de Nosso Senhor é clara ao afirmar que existe a vida logo após esta vida e que Deus não tem motivos para deixar pessoas dormindo porque Ele é Deus dos vivos e não dos mortos. Ele é Deus dos acordados, ressuscitados, vivos, Deus é Deus da vida. Deus nos deu a vida, e não teria um porque nos tirar desta vida, senão para nos dar algo melhor.

                     “Jesus respondeu: ‘Os filhos deste mundo casam-se e dão-se em casamento, mas os que serão julgados dignos do século futuro e da ressurreição dos mortos não terão mulher nem marido. Eles jamais poderão morrer, porque são iguais aos anjos e são filhos de Deus, porque são ressuscitados. Por outra parte, que os mortos hão de ressuscitar é o que Moisés revelou na passagem da sarça ardente (Ex 3,6), chamando ao Senhor: Deus de Abraão, Deus de Isaac, Deus de Jacó. Ora, Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos; porque todos vivem para ele’.” (Lucas 20, 34 –38)

                     Desde que está que há dois termos: o século futuro e a ressurreição, os santos não poderiam estar inconscientes. Porque, os que serão julgados dignos do século futuro já passaram por um julgamento individual. Por sua vez, Moisés revelou na passagem da sarça ardente que Deus é Deus dos vivos e não dos mortos, ao chamar o Deus de Abraão, Isaac e Jacó. Portanto, Abraão, Isaac e Jacó só podem estar vivos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário