sábado, 17 de setembro de 2011

Igreja usa redes sociais para pescar


 A internet é a ferramenta de comunicação mais rápida e eficiente do novo milênio, pois proporciona inúmeros benefícios às pessoas que a utilizam conscientemente, desde oportunidades de emprego à diversão nas horas de lazer. No entanto, nem tudo o que circula nesta ferramenta pode ser considerado adequado, o que torna a presença cristã na internet imprescindível nos dias de hoje. Essa atitude que ganha ainda mais força com a adesão do clero a essa tendência.

Devido a todo conteúdo pecaminoso que circula nas mídias digitais, a Igreja Católica ao longo dos anos tem se preocupado em fazer uma verdadeira “cristianização” do espaço digital, já que o mesmo é dominado por sites que oferecem perigos aos cristãos. O exemplo disto é que vários destes carregam em seus domínios conteúdos pornográficos, violência, desrespeito e outros conceitos que tendem a ir contra os princípios da fé católica. Ideias como a “falsa liberdade sobre o corpo”, aborto e união homoafetiva são cada vez mais frequentes na mídia, e visam atingir principalmente os jovens, já que a maior parte deles não tem uma ideologia formada acerca dos princípios éticos e cristãos. Esta é um método básico de manipulação das informações pelos veículos de comunicação digitais.

A inserção do clero na internet é uma forma de lutar contra estes perigos na rede, pois à medida que os jovens interagem com seus “pais espirituais”, espelham-se no testemunho cristão dado por estes homens e passam a ter postura semelhante. Logicamente este processo não acontece da noite para o dia. É preciso certo “tempo de convivência”, o que é fundamental para a conversão de mais jovens. Vendo a importância disto, o Papa Bento XVI inaugurou no final de junho um perfil no Twitter e um canal no Youtube (web site onde são postados vídeos). O primeiro tweet do Santo Padre foi: “Queridos amigos, acabo de lançar news.va. Louvado seja novo Senhor Jesus Cristo! Com minhas orações e bênçãos. Benedictus XVI”. Com esta mensagem, o Santo Padre dá exemplo de que a utilização da internet deve ser feita por todos do clero.

Diante do exposto, pode-se concluir que, na sociedade atual, é importantíssima a atuação do clero nos veículos de informação do novo milênio. Hoje é muito difícil que diácono, padre ou bispo evangelize de maneira eficaz sem a utilização da internet. Por este motivo, nós, enquanto Igreja, temos obrigação de incentivar a inclusão digital dos nossos líderes espirituais, a fim de que Jesus possa chegar aos muitos corações “online” em todo o mundo.
Por Vinícius de Assis- Pascom São Brás





Nenhum comentário:

Postar um comentário