domingo, 25 de setembro de 2011

Santos Cosme e Damião


Celebrados na igreja no dia 26 de setembro. Eram médicos e atendiam aos pobres gratuitamente, cumprindo a ordem de Jesus: “O que de graça recebeis, de graça dai” (Mt 10,8). Com esse gesto acabaram se tornando muito queridos pelo povo. Viveram na Ásia Menor, até que diante da perseguição de Diocleciano no ano 300 da era cristã., foram presos, pois eram considerados “inimigos dos deuses” e acusados de usar feitiçarias e meios diabólicos para disfarçar as curas. Tendo em vista esta acusação a resposta deles era sempre: “Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo Seu poder!”

Jamais abandonaram a fé e foram decapitados em 303. São considerados padroeiros dos farmacêuticos, médicos e faculdades de medicina. Porém nem a morte pode calar o poder da fé. Junto às sepulturas dos médicos Cosme e Damião começaram a acontecer uma série de curas de muitas doenças.

Infelizmente o culto desse santos benfeitores foi misturado ao sincretismo religioso dos cultos afro e outros, causando confusão no povo católico. Em sua celebração (para eles 27 e não 26), algumas entidades religiosas não católicas costumam distribuir doces para as crianças.  Os católicos não devem participar disso, pois é um desvirtuamento do culto desses santos. Eles devem ser cultuados na fé e nas missas. A verdadeira devoção a São Cosme e São Damião é de origem católica.

Devemos seguir seu exemplo e abrir nosso coração para os pobres. Foi assim que eles alcançaram a santidade. Santos Cosme e Damião não realizavam assistência social, mas junto com a caridade levavam a Palavra de Deus, cuidando do corpo pela medicina e da alma pelo anúncio do Evangelho, atendendo assim ao ser humano por completo, nas suas realidades interiores e exteriores.  

Dois santos que encontraram no exercício de suas profissões a possibilidade de evangelizar. Também nós somos convidados a usar nossos dons para levar a Palavra a muitos, e o nosso trabalho é um forte campo para essa missão. Muitos dizem que na correria do dia a dia não encontram tempo para evangelizar, porém podemos aprender com esses santos que a nossa profissão também pode ser um instrumento de evangelização.
(PE. FABRICIO ANDRADE – Com. Canção Nova)

Nenhum comentário:

Postar um comentário