terça-feira, 27 de janeiro de 2015

UM SENTIMENTO CHAMADO SAUDADE!


Ano novo, novas expectativas e no coração muitos sentimentos diferentes, entre eles as lembranças... Quem  de  nós  já  não   se  recordou  nas   festas comemorativas de fim de ano de um ente querido com aquele anseio de tê-lo bem perto, mas ciente que já se foi, ou se encontra distante sem poder ver. Esta vontade de estar perto tem nome, saudade.
Pois bem, não é atoa que neste mês, no dia trinta, se comemora o dia da "saudade". Como eu sinto saudade! Mas o que vem a ser esse sentimento que todos nós temos, mas somente na língua portuguesa existe a definição? Saudade, palavra que serve para definir o sentimento da falta de alguém, de algum momento ou lugar. Mas independente de quem quer que seja, raça ou nação, é do ser humano sentir saudade como define Mário Quintana: "Solidão na penumbra do amanhecer, via você na noite, nas estrelas, nos planetas, nas matas, no brilho do sol, e no amanhecer, via você no ontem, no hoje, no amanha... Mas não via você no momento. Que saudade...".
São Paulo em suas cartas manifesta seus sentimentos por aqueles que dedicaram afeto. Em Filipenses - 1,8 e 4:1 nos partilha: "Deus é testemunha de que tenho saudades de todos vós, com ternura do Cristo Jesus". "Portanto, meus irmãos, dos quais sinto tanta saudade, minha alegria e minha coroa continuais firmes no Senhor, ó meus queridos!".
Na verdade, quem tem saudade quer voltar no tempo para resgatar o sentimento de afeto retido no coração,com anseio de tocar na realidade que já se foi.
Nelsinho Corrêa da Comunidade Canção Nova, não deixa de cantar este sentimento:
"Só se tem saudade do que é bom
Se chorei de saudade não foi por fraqueza
Foi porque eu amei..."
Creio que todos nós já sofremos de saudade, podemos até negar e dizer: "Eu não, eu não sinto isso." Não é feio chorar de saudade, podemos nos permitir sentir nossas verdades e assim tomar a nossa vida nas mãos, por mais dolorosa que tenha sido nossa história ou maravilhosas as experiências de amor com quem partiu para não mais voltar.
Meu desejo neste ano é que consigamos entregar o nosso passado e lembranças nas mãos de Deus que tem saudade de nós.
Quando termina o ano fica a saudade, as lembranças, e quando começa surge a esperança de que dias melhores virão. Faço minhas estas palavras: "Saudade é isso que sinto ao escrever e o que você, provavelmente, está sentindo agora depois que acabou de ler".
A saudade sempre existirá, a não ser que deixássemos de amar!

LUZIA SANTIAGO -  Comunidade Canção Nova
  



  


Nenhum comentário:

Postar um comentário