quarta-feira, 4 de setembro de 2013

A Internet e os filhos



 Assim como na educação dos filhos não se deve dizer não pelo não, mas também o porquê, importa a abertura de diálogo que desperte neles uma consciência crítica.   Apresentamos alguns conselhos relativos ao uso da internet, propostos pela Associazione Webmaster Cattolici Italiani. Então vejamos:

1.      Dedique com seu filho uma parte do seu tempo para aprenderem juntos a usar a internet. Você vai se surpreender como pode ser divertido.

2.      Antes de permitir que a internet entre em sua casa, estabeleçam juntos as regras para navegar e verifiquem sempre juntos se estas regras estão sendo respeitadas; você vai educar seu filho a usar adequadamente este instrumento.

3.      Se considerar oportuno, ative sistemas de proteção e filtros. A melhor proteção para seu filho é criar nele uma consciência critica.

4.      Não adianta evitar instalar o computador no dormitório do seu filho. Ele pode navegar com dispositivos móveis, em lugares públicos que tem Wi Fi ou na casa de amigos.

5.      Valorize os bons sites. Estimule seu filho a comunicar se encontrou sites inconvenientes e o parabenize por ter informado.

6.      Ensine seu filho a usar responsavelmente a internet; facebook, twiter, sites de download de músicas.

7.      Seu filho deve saber algumas coisas fundamentais; aceitar como “amigos” só pessoas conhecidas, não participar de discussões de adultos e com adultos, informar aos pais se alguém pede para usar a webcam para se comunicar.

8.      Preparar seu filho para que não dê nenhuma informação pessoal por internet.

9.      Estimule seu filho a diversificar as atividades e o tempo livre; encontrar amigos, brincar ao ar livre.

10.      Estimule o diálogo sincero com seu filho no que diz respeito a internet, informe-se de seus interesses e os sites que visita habitualmente. A melhor proteção são as boas relações familiares.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário