sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Col 1,3-6 - FÉ

 



T

odos conhecemos a música: eu creio nas promessas de Deus, eu creio nas promessas de Deus, eu creio nas promessas do meu Senhor. Todos rezamos com o sacerdote na consagração eucarística: Meu Senhor e meu Deus, eu creio, mas aumentai a minha fé. O que é fé? O dicionário diz: fé; crença, aquilo em que acreditamos, certeza da existência de algo ou alguma coisa. Para nós especificamente, fé é aceitar a verdade da Palavra de Deus, a verdade do magistério da Igreja. Ler a pericope Col 1,3-6 ... (...).

                Nesta pericope o apostolo Paulo se dirige a comunidade de Colossos, uma comunidade que vivia pela graça da fé, da caridade, da esperança. Dons que se manifestavam desde a fundação da comunidade. A fé que eles professavam era uma fé concreta, não era vazia, abstrata; era uma fé vivida, experimentada; fé seguida de boas obras, conforme os ensinamentos de Cristo. Eles não buscavam a justificação apenas pela fé, mas pela fé e ação.

                Nossa fé como está? A quantas anda nossa fé? É uma fé cega, infantil, ou já amadureceu, é uma fé centrada em Cristo e na Igreja? Acreditamos em qualquer bobagem que nos dizem, como por exemplo: Jesus é somente um ser iluminado que viveu há dois mil anos atrás, ou todos os caminhos levam a Deus, as pirâmides emanam uma energia positiva, gato preto dá azar, etc. Se ainda estamos nessa, vejamos o que diz S. Paulo em Efésios 4,14s...(...).

                Tenhamos fé, mas fé adulta, centrada em Cristo e na Igreja, nossa Igreja Católica. Sejamos crianças só em relação a Deus, atiremo-nos em seus braços como criancinhas se atiram nos braços de seus pais, com plena confiança. No mais sejamos adultos, não aceitando qualquer coisa.

                Em que devemos acreditar? Devemos acreditar na Palavra e nos ensinamentos da Igreja Católica. A nossa doutrina não contradiz a Bíblia, jamais. Se dogmas não são citados nem mencionados, também não são desmentidos nem desmerecidos pela Bíblia. Dogma é uma afirmação tida por verdadeira. Isso me traz a mente uma palavra: axioma. O que vem a ser axioma? Axioma é uma verdade indiscutível. É usada na ciência, em matemática principalmente. Axioma matemático é uma sentença verdadeira que não tem como ser provado, que surgiu sem a seqüência normal de cálculos, como quase tudo na matemática. Então se os matemáticos aceitam sem contestar uma fórmula ou expressão, sem questionar de onde veio, porque nós católicos vamos duvidar dos dogmas de nossa Igreja? Ou alguém não acredita na assunção de Maria, na virgindade perpétua? Dogma é axioma de fé; é verdade, não se discute. Ou somos iguais a S. Tomé, temos que ver para crer? Felizes os que crêem sem terem vistos, diz o Senhor.

                 Que tipo de fé nós temos? A fé de conveniência como diz a música que o Pe. Jonas canta: “que fé você tem? A fé que convém. Mas não é de conveniência que vive o cristão...” Só aceitamos a parte boa do Evangelho, a outra nós desprezamos. Nossa fé se limita ao Jesus que salva, cura e liberta, ao Jesus que diz que tudo que pedirmos em seu nome êle nos dará? Disso tomamos posse. Porém quando Jesus diz para largarmos tudo, tomar nossa cruz e segui-lo, nós recuamos:- ”Isso não é comigo, é p’rá fulano e p’rá cicrano, p’rá mim não!”- Isto lembra a estorinha do carrinho de mão:

                Todos acreditaram quando o equilibrista disse que atravessaria entre dois prédios numa corda bamba carregando uma pessoa num carrinho de mão. No entanto, quando êle pediu um voluntário para entrar no carrinho todos se afastaram. Eles tinham fé enquanto expectadores, quando convidados a participar, onde estava a fé? Era uma fé superficial, sem engajamento.

                Mateus, capitulo 17, versículo 20. Em Mt 17,20 Jesus diz que a fé do tamanho de um grão de mostarda é capaz de mudar uma montanha de lugar. Fé tem tamanho? Fé pode ser medida em metros ou em litros? Jesus não diz isso; a fé poderia ser do tamanho de um grão ou do tamanho do mundo que o efeito seria o mesmo. Textualmente o versículo diz assim: Se tiverdes fé, como um grão de mostarda, direis a esta montanha, transporta-te para lá e ela irá. Nada vos será impossível. Daí se entende que a fé se mede pela intensidade, pela força que brota do coração. A fé deve ser sentida, vivida, praticada.

                Pela fé o Evangelho foi pregado. É pela força da fé que o Evangelho é pregado ainda hoje. Se eu não acreditasse naquilo que digo eu estaria lançando palavras ao vento, estaria vendendo ilusões. Entretanto, não estou tentando vender nada, não estou pedindo nada, não estou pedindo nenhum gesto simbólico que não leva a nada. Estou afirmando as verdades de Deus. A-fir-man-do. Porque creio, porque tenho fé e tento exercer essa fé. S. Tiago diz: a fé sem obras é morta. Exercer é viver a fé, viver conforme a nossa fé. Realizar as obras que a fé nos impõe. Se cremos em Deus Pai, se cremos no Evangelho, vivamos segundo esse Evangelho; tomemos a cruz do dia a dia e sigamos Jesus. Jesus que nos conduz a vitória; Jesus que nos conduz ao triunfo da glória eterna.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário