sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Autocontrole


  Autocontrole, o que é? É controlar a si próprio, é dominar-se.
    
  Muitas pessoas se deixam dominar por suas paixões, suas vontades muitas vezes prejudiciais a si e aos outros. Não dominam seus impulsos e com isso fazem o que bem entendem sem se importar com as consequências. Então vemos pessoas irascíveis, grosseiras, inconvenientes, até mesmo perversas. Quando não medimos nossos atos nos transformamos nesse tipo de gente; gente mal-educada, inconveniente, antipática.
   
  Daí a importância do autocontrole; moderação é a chave, pensar antes de agir, nada fazer no impulso, sob a emoção do momento.
    
  Autocontrolar-se é fácil? Por nosso próprio esforço não é nada fácil. Geralmente nossos impulsos interiores são mais fortes que a própria consciência. A nossa vontade ou impulso interior dominam, por isso as pessoas impulsivas são também chamadas voluntariosas, os que agem por capricho pessoal ou vontade própria (vontade, em latim voluntas). Autodomínio, autocontrole, como dissemos não é fácil de executar, mas não é impossível. Autocontrolar-se é como vimos anteriormente, avaliar as consequências de nossos atos antes de fazê-los, assumindo as consequências; é pensar e repensar se é viável fazê-lo antes de agir; ou seja, controlar nossas emoções, nossos impulsos; é controlar nossa voluntariedade.
    
  Sabemos que o autocontrole por si não é fácil, sabemos também que apesar de difícil não é impossível. O que fazer então para conseguirmos esse domínio sobre si mesmo, se e quando nossa vontade própria, o que chamamos impulso interior tende a prevalecer? Sendo simplista -  e de certo modo é simples assim -  basta entregarmos nossa vontade, nosso pensar, nosso agir, ao Espírito Santo. Submetendo nossa vontade ao Espírito Santo estaremos entregando a Ele o controle de nossa vida, todo nosso ser e em consequência nossa vontade, nossa impulsividade. Vivamos no Espírito, sob ação do Espírito, caminhemos no Espírito e agiremos de acordo com o Divino Espírito Santo.
   
  Na carta de S. Paulo aos gálatas, capitulo 5, versículos 16-18, o apostolo nos afirma que se nos deixamos guiar pelo Espírito Santo não estamos submissos a lei. Isto não significa que estamos acima da lei, mas que sob a ação do Espírito jamais descumpriremos as leis, sejam divinas ou humanas. Deixemos então que o Espírito Santo nos controle, e assim ele nos orientará, nos encaminhará na direção correta. A isto podemos chamar autocontrole.




Nenhum comentário:

Postar um comentário