quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Nossa Senhora da Magnífica Intercessão


                    “Três dias depois, celebravam-se bodas em Caná da Galiléia, e achava-se ali a mãe de Jesus. Também foram convidados Jesus e os seus discípulos. Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: ‘Eles já não têm vinho’. Respondeu-lhe Jesus: ‘Mulher, o que há entre nós? Minha hora ainda não chegou.’ Disse, então, sua mãe aos serventes: ‘Fazei o que ele vos disser.’ Ora, achavam-se ali seis talhas de pedra para as purificações dos judeus, que continham cada qual duas ou três medidas. Jesus ordena-lhes: ‘Enchei as talhas de água.’ Eles encheram-nas até em cima. ‘Tirai agora’ , disse-lhes Jesus, ‘e levai ao chefe dos serventes.’ E levaram. Logo que o chefe dos serventes provou da água tornada vinho, não sabendo de onde era (se bem que o soubessem os serventes, pois tinham tirado a água), chamou o noivo e disse-lhe: ‘É costume servir primeiro o vinho bom e, depois, quando os convidados já estão quase embriagados, servir o menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora.’ Este foi o primeiro milagre de Jesus; realizou-o em Caná da Galiléia. Manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.
(João 2, 1- 11).
                     Esta passagem revela claramente uma trindade absoluta de fé, amor e misericórdia.  Nosso Senhor não recusa o pedido da Mãe, por mais simples e humilde que seja, Maria é A Mãe. E entre a intercessão e o milagre existe um mistério da fé: Mulher, o que há entre nós? O que há entre Nosso Senhor e Maria a ponto de fazer com que Deus antecipe seus planos (lembre-se disto, sempre que rezar para A Mãe).
                     O que há entre Jesus Cristo e A Mulher capaz de ser o único momento em todos os Evangelhos que Cristo muda de idéia, com um simples pedido, (lembre-se disto, sempre que rezar para A Mulher).
                     O que há entre O Rei dos reis, O Senhor dos senhores e sua Mãe que faz com que o Deus do universo se preocupe com um pedido que a princípio não era de sua conta, não o importava, não tinha nada a ver com a falta de vinho (lembre-se disto, sempre que rezar para A Rainha, A Senhora).
                     A Mãe intercede, com um pedido simples e humilde, mas de tamanha graça, algo que entra para a história do cristianismo como o primeiro milagre de Nosso Senhor, que manifestou sua glória e fez seus discípulos crerem nele, realizado por intercessão da Mulher, da Mãe. É por isto que Maria é A Mulher, A Mãe. Para manifestar os milagres e a glória de Deus, pela intercessão de Maria todos os filhos e filhas acreditem no Pai.
                     Agora vamos refletir: se por um simples pedido de uma mulher, Deus foi capaz de mudar seus planos, antecipar sua hora, se preocupar com coisas pequenas, é porque Maria é mesmo A Mulher, A Mãe. Por sua vez, a intercessão foi feita com tanta certeza da realização do milagre, que a única frase entre o pedido e a graça foi: ‘Mulher, o que há entre nós? Minha hora ainda não chegou.’ Esse o que há entre nós, deixa claro, que para atender uma intercessão da Mãe, Nosso Senhor não coloca limites, barreiras, fronteiras, obstáculos porque Maria é A Mãe, A Rainha, A Senhora de todos os filhos de Deus. O pedido da Mãe é concedido de tal forma que logo Maria já diz aos serventes, fazei tudo o que Ele vos disser, tal é a certeza que seu Filho, o realiza.
                      O que há entre Nosso Senhor e Nossa Senhora é algo majestoso, extraordinário e surpreendente que a razão humana não é capaz de discernir. Qual filho seria capaz de rejeitar o pedido da própria Mãe. Lembramos do quarto mandamento, honrar pai e mãe. Na Bíblia Sagrada, só presta-se honra a Deus e aos pais.
                     “Jesus desceu, então, com seus pais para Nazaré e era obediente a eles. Sua mãe guardava todas estas coisas no coração.” (Lucas 2, 51).
                     Não afirmamos que o Deus Filho é submisso a Nossa Senhora. Mas Cristo, em sua santidade e perfeição, honra a Deus Pai em obediência por se entregar na cruz segundo o plano de salvação do Senhor, e honra a sua Mãe, na sua magnífica intercessão

Nenhum comentário:

Postar um comentário