domingo, 29 de dezembro de 2013

Perseverar na Oração


Quando vier o Filho do Homem, encontrará fé sobre a terra?


 

Para mostrar que é necessário orar sempre, sem nunca desanimar, Jesus contou uma parábola: “Havia numa cidade um juiz que não temia a Deus e não respeitava ninguém. Havia lá também uma viúva que o procurava, dizendo: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário’. E durante muito tempo o juiz se recusou. Por fim disse consigo mesmo: ‘embora eu não tema a Deus e não respeite ninguém, vou fazer-lhe justiça, porque esta viúva está me aborrecendo. Talvez assim ela pare de me incomodar’. Prosseguiu o Senhor: ‘ouvi o que diz este juiz perverso. E Deus não fará justiça aos seus eleitos, que clamam por Ele noite e dia, mesmo quando os fizer esperar? Eu vos digo que em breve lhes fará justiça. mas quando vier o Filho do Homem, encontrará fé sobre a terra”? (Lc 18,1-8).

Este trecho do Evangelho fala de justiça, de perseverança, de oração. e fala acima de tudo, do grande amor de Deus por cada um de nós e de sua grande preocupação conosco, seus filhos eleitos. Mostra-nos o Senhor preocupado com nossa fé. E, deixa claro que é preciso muita oração, rezar sem esmorecer para vencermos as barreiras/muralhas diárias. Jesus usa neste trecho bíblico a parábola da viúva e do juiz, para mostrar aos seus discípulos o valor da persistência. Essa senhora dependia de uma ação daquele juiz para se livrar da opressão se um adversário. E só conseguiu ser atendida depois de muita insistência.

A viúva que Jesus usou como exemplo, é um personagem bastante comum em nosso dia a dia. Ela simboliza o pobre e o desamparado, que justamente por não ter como custear as despesas judiciais, é simplesmente privado de seus direitos perante os fortes e poderosos de nossa sociedade.  

A Palavra de Deus não envelhece. Dois mil anos se passaram e parece que Jesus foi buscar esse exemplo nas manchetes dos jornais. Aquele juiz era desonesto, não cumpria com suas obrigações e provavelmente legislava em causa própria, em beneficio dos ricos e de seus aliados políticos. É triste admitir, mas nosso dia a dia está repleto de casos semelhantes.

Juiz quer dizer: aquele que tem o poder de julgar. Entretanto, subentende-se que seu julgamento seja justo e imparcial.  Nesta parábola, o juiz não é justo e simboliza somente o poder. Infelizmente, esse juiz é o retrato fiel de certos homens públicos e de muitos políticos que manipulam as leis em causa própria. A viúva simboliza o marginalizado e excluído. Representa os pobres, os doentes, os trabalhadores, os aposentados, enfim, simboliza o povo simples que não tem quem lute por seus direitos.

O juiz atendeu a viúva só para não ser importunado. Essa é a reação normal de quem não ama, só cede sob pressão. Através dessa parábola, Jesus nos lembra que Deus é Amor e sabe das nossas necessidades, portanto, fará por nós o melhor, se pedirmos com humildade e muita fé.

Com esse exemplo, Jesus ressalta a importância e a necessidade de sermos perseverantes na oração. Se a viúva tivesse desistido, se não tivesse sido perseverante, não teria recebido a merecida justiça. Sabemos que a oração é o caminho para quem procura a justiça. Sabemos? Acreditar e pedir, insistir sem exigir, essa é a oração que nos aproxima de Deus.

Pe. Nivaldo Jr. -  Vigário Episcopal Vic. Suburbano-Arquid. Rio de Janeiro/Pároco Paróquia S. Brás.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário