quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Os Intercessores no Reino do Céu


O Catecismo nos fala sobre os nossos intercessores no céu que:
                     “Pelo fato de os habitantes do Céu estarem unidos mais intimamente com Cristo, consolidam com mais firmeza na santidade toda a Igreja. Eles não deixam de interceder por nós ao Pai, apresentando os méritos que alcançaram na terra pelo único mediador de Deus e dos homens, Cristo Jesus. Por conseguinte, pela fraterna solicitude deles, nossa fraqueza recebe o mais valioso auxílio.” 956
                     “Sabemos que todas as coisas concorrem para o bem dos que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o projeto dele. Aqueles que Deus antecipadamente conheceu também os predestinou conforme a imagem do seu Filho, para que este seja o primogênito entre muitos irmãos. E aqueles que Deus predestinou, também os chamou. E aos que chamou também os tornou justos. E aos que tornou justos, também os glorificou.” (Romanos 8, 28 –30).
                     Outros exemplos de glorificação: At 6,8-15; At 7,54-60; Rm 5,12-19 Rm 6,4-5; Rm 8,38-39; 1Cor 2,7; 2Cor 2,14-17; 2Tm 4,18; 2Pd 1,3-4.
                     O exemplo de Cristo, os escolhidos são chamados a participarem da justiça de Deus, uma vez justos, são glorificados. A Glória é o Reino dos Céus.
Glória s.f. 1. Fama obtida por ações extraordinárias, grandes serviços à humanidade. 2. Brilho, esplendor. 3. Honra homenagem. (Dicionário Aurélio)
                     Desde os primeiros séculos, A Igreja celebrava A Santa Missa nas catacumbas, sobre os túmulos dos mártires para pedir a intercessão.
                     “Javé disse-me: ‘Mesmo que Moisés e Samuel se apresentassem na minha frente, nem assim eu me comoveria em favor desse povo.” (Jeremias 15, 1).
                     O Deus dos Vivos deixa nesta passagem a evidência da intercessão dos santos após a morte. No tempo de Jeremias, Moisés e Samuel já estavam mortos, mas O Deus dos Vivos diz claramente que os dois poderiam sim, se apresentar diante Dele para interceder por aquele povo. Exemplos da intercessão dos santos no céu: Ap. 5, 6-8; Ap. 6, 9-11;
Ap. 8, 1-6.
                     “Narrou-lhes ainda um sonho digno de fé uma espécie de visão que os cumulou de alegria. Eis o que vira: ‘Onias, que foi sumo sacerdote, homem nobre e bom, modesto em seu aspecto, de caráter ameno, distinto em sua linguagem e exercitado desde menino na prática de todas as virtudes, com as mãos levantadas, orava por todo o povo judeu. Em seguida havia aparecido do mesmo modo um homem com os cabelos todos brancos, de aparência muito venerável, e nimbado por uma admirável e magnífica majestade. Então, tomando a palavra, disse-lhe Onias: ‘Eis o amigo de seus irmãos, aquele que reza muito pelo povo e pela cidade santa, Jeremias, o profeta de Deus. ’ E Jeremias, estendendo a mão, entregou a Judas uma espada de ouro, e, ao dar-lha, disse: ‘Toma esta santa espada que Deus te concede e com a qual esmagarás os inimigos’. ’ Entusiasmados por estas palavras de Judas, tão nobres e tão capazes de excitar a coragem e robustecer as almas dos jovens, decidiram os judeus não acampar, mas arrojar-se para frente, travar com valor a batalha e obter assim uma decisão, porque a cidade, a religião e o templo estavam em perigo.” (2Macabeus 15, 11 –17).
                     Onias, um sumo sacerdote, já falecido, reza em favor de todo o povo judeu. Por sua vez, Jeremias, um grande profeta, igualmente falecido, sempre reza muito pelo povo e pela cidade santa.
                     Muitas pessoas por falta de conhecimento humano e muito mais ausência de sabedoria divina acham que A Igreja fala que os santos fazem milagre. A Santa Igreja, em quase 2000 anos que crê no dogma da intercessão gloriosa, nunca disse que os anjos, os santos ou Nossa Senhora fazem milagre. Há dois mil anos cremos e provamos na Bíblia que, os anjos e os santos intercedem para que os milagres se realizem, com orações, preces e suplicas por nós junto a Deus Pai, já que os santos estão em comunhão com o Espírito Santo de Deus em sua glória.
                     “Vou revelar-lhes toda a verdade, sem ocultar nada. Já lhes expliquei que é bom manter oculto o segredo do rei, mas as obras de Deus devem ser proclamadas publicamente. Quando você e Sara rezavam, eu era quem apresentava o memorial da suplica de vocês diante do Senhor glorioso. A mesma coisa eu fazia quando você sepultava os mortos. Quando você não teve duvidas em deixar o almoço, a comida, para ir esconder um morto, eu fui mandado para provar a sua fé. Da mesma forma, fui mandado para curar você e sua nora Sara. Eu sou Rafael, um dos sete anjos que estão sempre prontos para entrar na presença do Senhor glorioso.” (Tobias 12, 11- 15).
                      Anunciai a graça as claras, em cima dos telhados, aos quatro ventos do mundo, que nossas preces são intercedidas pelos anjos por vontade do Pai Eterno.
                      “Cuidado para não desprezar nenhum desses pequeninos, pois eu digo a vocês: os anjos deles no céu estão sempre na presença do meu Pai que está no céu.” (Mateus 18, 10).
                     Nosso Senhor Jesus Cristo, por sua vez, deixa-nos a claridade que os anjos estão á nosso serviço para nos proteger, nos guardar e interceder por nós junto ao Divino Pai. Mesmo Deus sendo onipresente, nos dispõe seus anjos. Portanto, os filhos pedirem auxilio aos anjos é uma vontade divina.

                     Exemplos da intercessão dos anjos: Gn 21,17-18; Gn 22,11-18; 1Rs 19,5-8; Sl 103,20; Is 6,6-7; Dn 10,7-14; Zc 1,1-7; Zc 3,1-8.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário