quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Interceder: Prática Cristã


Antes de tudo, recomendo que façam pedidos, orações, suplicas e ações de graça em favor de todos os homens, pelos reis e por todos os que têm autoridade, afim de que levemos uma vida calma e serena, com toda a piedade e dignidade. Isso é bom e agradável diante Deus nosso Salvador. Ele quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, homem, que se entregou para resgatar a todos. Esse é o testemunho dado nos tempos estabelecidos por Deus, e para o qual eu fui designado pregador e apóstolo – diga a verdade, não minto –, doutor das nações na fé e na verdade.” (1Timóteo 2, 1 –7)
                           O verdadeiro cristão é fervoroso em orações para o bem de todos os homens. Intercede não só pelo povo, mas por todas as autoridades, porque se somos cristãos devemos amar a todos. Isto sim, é digno de agradar a Deus, pois O Pai quer que todos os homens se salvem. Igualmente A Igreja nos conduz dizendo que Cristo é o único mediador, mas todos, todos os cristãos têm o dever de interceder por todos os filhos de Deus, somos todos irmãos.
                            “Para isso, vocês vão colaborar por meio da oração. Desse modo, a graça que obteremos pela intercessão de muitas pessoas provocará a ação de graças de muitos em nosso favor.” (2Corintios 1, 11)
                     Os homens precisam de ajuda, tão grande são as orações intercessoras. Quanto mais orações destinadas a uma causa, maior é a graça alcançada, por seu poder de misericórdia e amor pelo próximo.
                     “Rezem incessantemente no Espírito, com orações e suplicas de todo tipo, e façam vigílias, intercedendo, sem cansaço, por todos os cristãos.” (Efésios 6, 18).
                     O dever do verdadeiro cristão é rezar, orar, suplicar, fazer vigílias, interceder de todas as formas por todos os irmãos em Cristo.
                     “De fato, sei que tudo isso há de servir para minha salvação, através das orações de vocês e do Espírito de Jesus Cristo, que me socorre.” (Filipenses 1, 19).
                     As orações, imagem do dogma da Igreja, podem sim interceder pela cura, perdão, fortalecimento e salvação de todos os homens.
                     “Por essa razão, desde que ficamos sabendo disso, rezamos continuamente por vocês. Pedidos que Deus lhes conceda pleno conhecimento de sua vontade, com toda a sabedoria e discernimento que vêm do Espírito.” (Colossenses 1, 9).
                     O Apóstolo reza sempre por toda uma nação, semelhante á Madre Igreja que nos ensina esta prática de fé e amor por todos os nossos irmãos, para que Deus fale aos corações.

                     “Confessem mutuamente os próprios pecados e rezem uns pelos outros, para serem curados. A oração do justo, feita com insistência, tem muita força.” (Tiago 5, 16).
                     A intercessão pode conceder perdão de pecados, curar o coração, a alma, o corpo e a mente. A Igreja ajuda na ação da Palavra: oração feita com insistência tem muito poder: Lc 6,12; Lc 18,1-14; Cl 4,2; 1Ts 3,10; 1Ts 5,16-18; Ef 1,16; 1Tm 5,5; Tg 5,17-18. Por isto, é essencial para uma família rezar O Terço.


                     Outros exemplos de intercessão: Dt 5, 5; 1SM 7, 5; 1Rs 8, 30 1Rs 13, 4-6; Jó 42, 8; Sl 72, 15; Sl 122, 6; Mt 5, 44; Lc 6, 28; At 8, 15; Cl 1, 3; 1Ts 5, 25; 2Ts 1, 11; 2Ts 3, 1; Hb 13, 18-19; 1 Jo 5, 16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário