sábado, 6 de julho de 2013

Fé – Certeza do que não vemos




A fé é uma energia espiritual e uma iluminação interior que nos capacita a crer com toda certeza em Jesus Cristo e em tudo que ele revelou. Porque cremos que Jesus é verdadeiro, cremos no Pai, no Espírito Santo, na vida eterna, na existência do céu e do inferno e em todas as outras verdades que Jesus nos revelou. Cremos porque ele disse, e pronto!

Porque Deus é espírito puríssimo e porque nós também temos um espírito, e sabemos que no espírito não há matéria, concluímos que existem duas realidades espirituais. Estas são reveladas de forma especial e segura pela fé.

São Paulo nos diz: “A fé é o fundamento da esperança; é uma certeza a respeito do que não se vê. Foi ela que fez a glória dos nossos antepassados” (Hb 11,1-2).

Pela fé cremos firmemente na existência e no amor do Pai, do filho que é Jesus e do Espírito Santo. Porque cremos em Deus, cremos em todos os lindos segredos que ele nos revelou. Por isso cremos em muitas realidades que não vemos, porque ele revelou a nós. Não vemos o nosso espírito, mas cremos e sabemos que ele existe e que nos anima, nos mantém vivos e que continuará vivo após a nossa morte. Não vemos Jesus ressuscitado na Eucaristia ou na comunidade reunida, mas cremos e sabemos que ele ali está. Não vemos o céu e o inferno, mas cremos e sabemos que eles existem, porque Jesus nos revelou. Não vemos os nossos falecidos que já partiram para eternidade, mas cremos e sabemos que eles existem, que vivem numa outra dimensão, na vida eterna que se inicia com a morte.

Pela fé no Deus Uno e Trino, nós podemos ter certeza absoluta a respeito de todas as realidades que não vemos, as quais foram reveladas pela bondosa misericórdia do Deus que nos ama com amor eterno e quer nos dar a vida junto a si, na glória do céu.

Neste Ano da Fé queremos aprofundar e solidificar ainda muito mais nossa vida de fé, a fim de vivermos uma vida santa e cheia de boas obras, para um dia alcançarmos o convívio do Pai, do Filho e do Espírito Santo na glória celeste.

(Pe. Alirio Pedrini)

Nenhum comentário:

Postar um comentário