quarta-feira, 19 de junho de 2013

O Sagrado Magistério



                        Em primeiro lugar temos que observar que as Escrituras Sagradas nunca foram a única fonte de fé. E que para interpretar A Palavra de Deus é preciso autoridade que foi dirigida a Moisés e depois aos doutores da Lei. 
                      “Dirigindo-se, então, Jesus à multidão e aos seus discípulos, disse: Os escribas e os fariseus sentaram-se na cadeira de Moisés. Observai e fazei tudo o que eles dizem, mas não façais como eles, pois dizem e não fazem.” (Mateus 23, 1-3)
                      Nosso Senhor ensina que o povo deve obedecer tudo que esta espécie de magistério fariseu fala, mesmo que os fariseus não façam o que falam.
                     “Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.” (Mateus 18, 18)
                     “Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas não as podeis suportar agora. Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará. Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse: Há de receber do que é meu, e vo-lo anunciará.” (João 16, 12-15)
                      Desta forma, Cristo Jesus institui O Magistério da Igreja, assim a autoridade com a ação do Espírito Santo para que O Magistério tenha a interpretação da Palavra de Deus. Muitos dogmas descritos na Escrituras Sagradas são de difícil compreensão. Naquele tempo, muitos não entenderiam como A Virgem concebeu, por exemplo. Por isto, O Magistério se encarrega, através da autoridade concedida pelo próprio Cristo, de conduzir o povo de Deus, para a forma correta de interpretar a sua Palavra.
                     “O próprio Cristo é a fonte do ministério na Igreja. Instituiu-a, deu-lhe autoridade e missão, orientação e finalidade: Para apascentar e aumentar sempre o Povo de Deus, Cristo Senhor instituiu em sua Igreja uma variedade de ministérios que tendem ao bem de todo o Corpo. Pois os ministros que são revestidos do sagrado poder servem a seus irmãos para que todos os que formam o Povo de Deus... cheguem à salvação.” 874
                     “Mas graças sejam dadas a Deus, que nos concede sempre triunfar em Cristo, e que por nosso meio difunde o perfume do seu conhecimento em todo lugar. Somos para Deus o perfume de Cristo entre os que se salvam e entre os que se perdem. Para estes, na verdade, odor de morte e que dá a morte; para os primeiros, porém, odor de vida e que dá a vida. E qual o homem capaz de uma tal obra? É que, de fato, não somos como tantos outros, falsificadores da palavra de Deus. Mas é na sua integridade, tal como procede de Deus, que nós a pregamos em Cristo, sob os olhares de Deus.” (2Corintios 2, 14-17) 
                      Entenda que, a missão é unicamente ao Magistério Sagrado interpretar A Bíblia, dar veracidade aos milagres extraordinários, reconhecer sinais como os segredos de Fátima, o Santo Sudário, canonizar Santos. E assim conduzir o povo de Deus em linha reta.
                      Se assim não fosse, o povo poderia caminhar cada um para um lado, não havendo comunidade e união, comunhão. Com o termino das Escrituras Sagradas, chamada A Bíblia, é o Magistério da Igreja que conduz o povo de Deus para A Verdade. Não que esse Magistério intervenha com novos rumos, mas sim á luz de Deus pela própria Palavra.
                     “Desde o início, Jesus associou seus discípulos à sua vida revelou-lhes o Mistério do Reino, deu-lhes participar de sua missão, de sua alegria e de seus sofrimentos. Jesus fala de uma comunhão ainda mais íntima entre Ele e os que o seguiriam: “Permanecei em mim, como eu em vós... “Eu sou a videira, e vós os ramos” (Jo 15,4-5). E anuncia uma comunhão misteriosa e real entre o seu próprio corpo e o nosso: "Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele" (Jo 6,56).” 787
                     “Ouvirás com teus ouvidos estas palavras retumbarem atrás de ti: É aqui o caminho, andai por ele, quando te desviares quer para a direita, quer para a esquerda.” (Isaías 30, 21)
                      Esta é a função ordenada por Nosso Senhor ao Sagrado Magistério, fazer o papel de distinguir A Verdade em relação aos vários acontecimentos, sinais e manifestações do cristianismo. Não deixar que o povo de Deus se desvie da Verdade que é Deus, apontando a jornada, sendo a voz que torna o povo um só rebanho. 
                     “É em Igreja, em comunhão com todos os batizados, que o cristão realiza sua vocação. Da Igreja recebe a palavra de Deus, que contém os ensinamentos da “lei de Cristo”. Da Igreja recebe a graça dos sacramentos, que o sustenta "no caminho". Da Igreja aprende o exemplo da santidade; reconhece a figura e a fonte (da Igreja) em Maria, a Virgem Santíssima; discerne-a no testemunho autêntico daqueles que a vivem, descobre-a na tradição espiritual e na longa história dos santos que o precederam que a Liturgia celebra no ritmo do Santoral.” 2030
                     “Serão eles o meu povo, e eu o seu Deus. Dar-lhes-ei um só coração e um mesmo destino, a fim de que sempre me reverenciem, para o seu próprio bem e de seus descendentes. Com eles firmarei pacto eterno, por cujos termos não cessarei mais de lhes proporcionar o bem, e no coração lhes infundirei o temor para que de mim não se venham a afastar.” (Jeremias 32, 38-40)
                      Sendo assim, o Sagrado Magistério, formado pelos bispos e liderado pelo Bispo de Roma sucessor de Pedro Apóstolo, exerce o pastorado de apascentar o santo e pecador povo de Deus. A Igreja que é santa e povo que é santo e pecador.
                     “O Povo de Deus tem características que o distinguem nitidamente de todos os agrupamentos religiosos, étnicos, políticos ou culturais da história: Ele é o Povo de Deus: Deus não pertence como propriedade, a nenhum povo. Mas adquiriu para si um povo dentre os que outrora não eram um povo: "Uma raça eleita, um sacerdócio régio, uma nação santa" (1Pd 2,9). A pessoa torna-se membro deste povo não pelo nascimento físico, mas pelo "nascimento do alto", "da água e do Espírito" (Jo 3,3-5), isto é, pela fé em Cristo e pelo Batismo. Este povo tem por Chefe (Cabeça) Jesus Cristo (Ungido, Messias); pelo fato de a mesma Unção, o Espírito Santo, fluir da Cabeça para o Corpo, ele é "o Povo messiânico”. A condição deste povo é a dignidade da liberdade dos filhos de Deus: nos corações deles, como em um templo, reside o Espírito Santo. "Sua lei é o mandamento novo de amar como Cristo mesmo nos amou.". É a lei "nova" do Espírito Santo. Sua missão é ser o sal da terra e a luz do mundo “Ele constitui para todo o gênero humano o mais forte germe de unidade, esperança e salvação." Finalmente, sua meta é "o Reino de Deus, iniciado na terra por Deus mesmo, Reino a ser estendido mais e mais, até que, no fim dos tempos, seja consumado por Deus mesmo".” 782
                      Porém, O Sagrado Magistério não se vê apenas conduzindo o povo de Deus para o caminho que lhe aprouver, o Magistério se baseia na Palavra, é iluminado pelo Espírito Santo e se refere pela Sagrada Tradição para saber o que o povo de Deus se propôs a fazer após a finalização das Escrituras Sagradas. A partir de estudos teológicos e históricos, o Magistério diz A Verdade revelada por Deus segundo A Tradição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário