quarta-feira, 26 de junho de 2013

A Sagrada Tradição



                     Assim como sabemos, não há nada que A Igreja prega que esteja fora da Bíblia, toda a doutrina, toda a catequese, tudo o que A Igreja acredita, fala e ensina está profundamente ligada a Bíblia. Não há uma única palavra da Igreja que não seja fundamentada na Palavra de Deus.

                      Porém, sabemos que A Sagrada Escritura levou um decorrer de um mil anos para ser escrita. Somente finalizada mais de cem anos depois de Cristo. E tornou-se um conjunto de livros posteriormente. Também sabemos que A Bíblia era copiada a mão por monges durante 15 séculos e em latim, até o surgimento da tipografia (impressão de textos). Então, durante todo esse tempo, um espaço de mais de 3 mil anos, até que A Bíblia fosse impressa e traduzida para outros idiomas além do latim, as pessoas não possuíam A Bíblia, mas somente A Igreja.

                     Durante todo esse tempo os ensinamentos, a catequese, a doutrina eram transmitidos oralmente de geração em geração. Temos o grande exemplo das Cartas de Paulo Apóstolo. Primeiro vinha à missão, o anuncio do Evangelho (oralmente, já que as cartas foram escritas antes dos Evangelhos), e posteriormente o envio das cartas para um acompanhamento espiritual. Assim, A Sagrada Tradição se fundamente através dos tempos e se comprova na Palavra de Deus que, vinha sendo inspirada pelo Espírito Santo mediante As Cartas Apostólicas.    

                      "A Sagrada Escritura é a Palavra de Deus enquanto redigida sob a moção do Espírito Santo". Quanto à Sagrada Tradição, ela "transmite integralmente aos sucessores dos apóstolos a Palavra de Deus confiada por Cristo Senhor e pelo Espírito Santo aos apóstolos para que, sob a luz do Espírito de verdade, eles, por sua pregação, fielmente a conservem, exponham e difundam". 81

                      Assim como, sempre existiu uma forma de magistério, também sempre houve uma conduta da tradição. Que por sua vez, a antiga tradição foi substituída pela Tradição Apostólica. Toda a história da Igreja Primitiva, seus santos e mártires.

                     “Ouvi isto, anciãos, estai atentos, vós todos habitantes da terra! Aconteceu uma coisa semelhante em vossos dias, ou nos dias de vossos pais? Narrai-o a vossos filhos, vossos filhos a seus filhos, e estes à geração seguinte!” (Joel 1, 2-3).

                     "Elas (Escrituras Sagradas e Tradição) estão entre si estreitamente unidas e comunicantes. Pois, promanando ambas da mesma fonte divina, formam de certo modo um só todo e tendem para o mesmo fim." Tanto uma como outra tornam presente e fecundo na Igreja o mistério de Cristo, que prometeu permanecer com os seus "todos os dias, até a consumação dos séculos" (Mt 28,20). 80

                     “Dai resulta que a Igreja, à qual estão confiadas a transmissão e a interpretação da Revelação, não deriva a sua certeza a respeito de tudo o que foi revelado somente da Sagrada Escritura. Por isso, ambas (Escrituras Sagradas e Tradição) devem ser aceitas e veneradas com igual sentimento de piedade e reverência.” 82

                           Um pequeno exemplo da eficácia da Tradição: em algum lugar na Bíblia diz que o peixe é o símbolo dos cristãos? Não. Cristo multiplicou os peixes duas vezes, a maioria dos apóstolos era pescadores. Mas, em nenhum lugar da Bíblia fica declarado que o peixe é o símbolo do cristianismo.

                     “Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se fossem escritas uma por uma, penso que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que se deveriam escrever.” (João 21, 25)

                     “A Tradição da qual aqui falamos é a que vem dos apóstolos e transmite o que estes receberam do ensinamento e do exemplo de Jesus e o que receberam por meio do Espírito Santo Com efeito, a primeira geração de cristãos ainda não dispunha de um Novo Testamento escrito, e o próprio Novo Testamento atesta o processo da Tradição viva.

Dela é preciso distinguir as "tradições" teológicas, disciplinares, litúrgicas ou devocionais surgidas ao longo do tempo nas Igrejas locais. Constituem-nas formas particulares sob as quais a grande Tradição recebe expressões adaptadas aos diversos lugares e às diversas épocas. É à luz da grande Tradição que estas podem ser mantidas, modificadas ou mesmo abandonadas, sob a guia do Magistério da Igreja.” 83

                     A Sagrada Tradição fecha assim, A Santa Trindade da fé: O Caminho, que é anunciado pela Sagrada Palavra; A Verdade que é proclamada pelo Sagrado Magistério e; A Vida, que é pregada pela Sagrada Tradição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário