sábado, 19 de janeiro de 2013

EUCARISTIA ALIMENTO DA ALMA


Assim como nosso corpo necessita de alimento para se manter vivo e saudável, também a alma precisa se fortalecer e se manter sadia. Há varias fontes de nutrição da alma: a Palavra de Deus na Sagrada Escritura, a oração e de modo especial a Eucaristia. Eucaristia que é o próprio Jesus que se dá como pão e vinho.

Nos Evangelhos sinóticos Jesus institui o rito eucarístico, nos apresenta a Eucaristia de modo formal, litúrgico. Mas no Evangelho segundo S. João, a Eucaristia nos é revelada na essência, conforme as passagens bíblicas a seguir: “Moisés não vos deu o pão do céu, mas o meu Pai é quem vos dá o verdadeiro pão do céu, porque o pão de Deus é o pão que desce do céu e dá vida ao mundo. Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome e aquele que crê em mim não terá sede. Eu sou o pão da vida. Vossos pais, no deserto comeram o maná e morreram. Este é o pão que desceu do céu, para que não morra todo que dele comer. Eu sou o pão que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente; e o pão que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo. Em verdade eu vos digo, se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e meu sangue verdadeiramente uma bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele ” (Jo 6,32-33.35.48-51.53-56).

O pão e o vinho apresentados no altar, pelo poder do Espírito Santo, são transubstanciados no corpo e sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, num renovar continuo de Seu sacrifício de amor. A cada missa Jesus se dá no pão e vinho consagrados como hóstia viva de amor, pois no altar se rememora a vida, paixão morte e ressurreição do Cristo Salvador.

Sim, precisamos de pão para a subsistência do corpo, mas precisamos também – e muito – da comunhão eucarística para que a alma não se fragilize, não adoeça, não definhe. Eucaristia: pão vivo descido do céu. Eucaristia: corpo, sangue, alma e divindade de nosso Senhor Jesus Cristo.  Eucaristia: alimento da alma, fonte de vida. Eucaristia: o milagre nós não vemos, basta a fé no coração. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário