sábado, 22 de setembro de 2012

Amizade


        Amizade não conhece distancia, não é interesseira, não traz desejos escondidos e mesquinhos de aproveitamento pessoal. Os amigos são provados pelo fogo das adversidades. Nunca podemos desconfiar e nem nos envergonhar deles, mesmo que errem ou se encontrem nas situações mais vergonhosas, eles são e serão sempre nossos amigos, dos quais damos testemunhos com amor e afeto.

         O amigo assume e carrega seu amigo em todos os momentos da vida porque ele faz parte da sua história, do seu cotidiano, do seu caminho. A verdadeira amizade é um grande tesouro que guardamos a sete chaves.

         A beleza da amizade nos seduz e encanta embora saibamos que poucos são os nossos verdadeiros amigos. A melhor definição de amigo é encontrada no Evangelho, quando Jesus, com sabedoria e austeridade de palavras, diz: “Não há maior amor que dar a vida pelos amigos”. Entre amigos não se dá só presentes, mas se dá amor e vida. Jesus, nosso melhor amigo, não nos deu “coisas” para serem guardadas, deu o melhor de si: carne e sangue, vida plena em abundancia.

         A amizade nasce quando eu compreendo o outro e acolho os seus problemas. Quando formos capazes, como Jesus, de dizer aos amigos: “Eu vos chamo amigos por que vos revelo tudo que ouvi do meu Pai”, aí então poderemos começar a acreditar que somos amigos de verdade e não simples conhecidos, colegas e camaradas que encontramos pela vida. 

         A Bíblia nos diz: “Se teu amigo for constante, ele te será como um igual e agirá livremente com os de tua casa. Se se rebaixa em tua presença e se retrai diante de ti, terás aí, na união dos corações, uma excelente amizade. Separa-te daqueles que são teus inimigos e fica de sobreaviso diante de teus amigos. Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro. Nada é comparável a um amigo fiel; o ouro e a prata não merecem ser postos em paralelo com a sinceridade da sua fé. Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme ao Senhor, achará esse amigo. Quem teme ao Senhor terá também uma excelente amizade, pois seu amigo lhe será semelhante”. (Eclo 6,11-17).

         Enfim, amizade é ver nosso rosto resplandecer nos olhos do amigo.



(De texto de Rita de Cassia de Jesus Dias - Com. Canção Nova)





Nenhum comentário:

Postar um comentário