sábado, 11 de agosto de 2012

Jesus, sinal de contradição


Quando Nossa Senhora e são José apresentaram Jesus no templo de Jerusalém, aos quarenta dias, como mandava a lei, o velho Simeão tomou o menino nos braços e disse: “Eis que este menino está destinado a ser uma causa de queda e soerguimento para muitos homens em Israel, um sinal de contradição” (Lc 2,34-35).

Jesus veio ao mundo para salvá-lo, ensinando a verdade que liberta (1Tm 2,4). O nosso catecismo diz que “a salvação está na verdade” (§851) e esta verdade está em Cristo e na Igreja. São Paulo disse a Timóteo: “A Igreja é a coluna e o alicerce da verdade” (1Tm 3,15). O mundo está dividido entre a verdade do Espírito Santo e a mentira do espírito do Mal.

Infelizmente o mundo está mergulhado nas trevas do pecado e, por isso, odeia a Verdade de Cristo que a sua Santa Igreja ensina, pois ela torna manifesto o seu mal, e o mundo não suporta isso. Hoje, no ocidente outrora cristão, cresce um laicismo anticristão e anticatólico como nunca vimos antes, que o Vaticano chama de cristianofobia; aversão a Cristo.especialmente nas universidades e na mídia cresce uma repulsa à Igreja e às verdades morais que ela ensina e se procura a todo o custo mostrar aos jovens que ela é “obscurantista” e “impiedosa”, como se fosse contra a ciência e a caridade. Grande mentira. Destacam-se os erros dos filhos da Igreja sem mostrar a beleza de tudo que ela fez e faz pelo mundo.

Como disse o Papa Bento XVI, cresce hoje uma “ditadura do relativismo”, que quer proibir as pessoas de serem e pensarem diferente do que se chama hoje de “politicamente correto”. Anula-se a verdade, nega-se que ela exista. Mas a Igreja não pode se calar...

Cristo sempre foi e será “sinal de contradição”, como disse o profeta Simeão. E, da mesma forma, a Igreja Católica e cada um de seus filhos autênticos. Por isso Cristo foi crucificado e a igreja é perseguida e martirizada há dois mil anos; e hoje mais do que antes.

Aqueles que fazem o mal e amam as trevas e a calada da noite para praticar os crimes, as corrupções, os conchavos... Cristo não recuou diante das ofensas e perseguições.

Hoje a Igreja precisa imitá-lo como fez nesses dois mil anos. Jesus é a luz que brilha nas trevas do mundo, mas este o rejeita. Como disse o evangelista São João: “Nele havia a vida, e a vida era a luz dos homens. a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam (Jo 1,4-5)... Era a verdadeira luz que, vindo ao mundo, ilumina todo homem. Estava no mundo e o mundo foi feito por Ele, mas o mundo não o reconheceu. Veio para o que é seu, mas os seus não o receberam” (vv. 7-11).   
Prof. Felipe Aquino – CN/Cleofas

Nenhum comentário:

Postar um comentário