domingo, 19 de agosto de 2012

A Assunção de Maria


Todo católico que se preze sabe dar valor à figura de Nossa Senho­ra na história da Salvação. Afinal de contas, foi Maria quem deu o sim ao anjo Gabriel e se decidiu por ser a porta de entrada da sal­vação no mundo. No entanto, a vida da Mãe de todos vai além de ser um simples abrigo para Jesus; ela cuidou dele após o nascimen­to, o educou em sua vida humana desde o berço e esteve presente nos principais acontecimentos re­lacionados ao nosso Senhor. Logo, seu papel no cristianismo é de uma relevância maior do que vá­rias pessoas pensam.

No mês de agosto, a Igreja Ca­tólica celebra, no dia 15, a Assun­ção de Nossa Senhora ao Reino dos Céus. A tradição explica que este acontecimento faz parte do desígnio divino e foi conseqüência da participação especialíssima de Maria na missão de Jesus. O fato de Nossa Senhora ser a mãe do Salvador é a razão fundamental de sua Assunção, como ensina o Magistério da Igreja. Este dom tor­nou o corpo de Maria a residência imaculada do Cristo, se fundindo, portanto, com o destino glorioso do filho de Deus e não podendo compartilhar do estado de morte humana até o fim do mundo. São João Damasceno afirma a coerên­cia do dogma dizendo que “era necessário que aquela que vira o seu Filho sobre a cruz e recebera em pleno coração a espada da dor… contem­plasse este Filho sentado à direita do Pai”.

Aprofundando-se no mistério da Assunção de Maria, é possível entender mais a fundo o plano da Providência Divina direcionado para toda a humanidade. Depois de Jesus, Maria é a primeira cria­tura que alcança a plenitude da felicidade anunciada pelo nosso Senhor no fim dos tempos, pro­metida aos eleitos mediante a res­surreição dos corpos. Neste even­to também é possível observar a vontade de Deus em promover o valor da mulher, afirmando a in­tenção de promover o ideal esca­tológico inicialmente em um casal. No entanto, é válido ressaltar que as condições do Cristo e de Maria não podem ser postas no mesmo plano, como afirma o Magistério da Igreja.

Que todos nós, católicos, pos­samos meditar e contemplar mais profundamente o mistério da As­sunção de Maria como o redesco­brimento do valor do próprio cor­po, da importância de preservá-lo como templo de Deus. A Assun­ção, privilégio concedido inicial­mente à Nossa Senhora, constitui uma demonstração do imenso va­lor da vida humana para o Senhor. Que todos nós possamos nos man­ter fortes na caminhada em busca da santidade para um dia sermos coroados com o dom de viver a plenitude da felicidade em conjun­to com Jesus e a nossa Mãe.
Por: Luiz Eduardo Mouta

Nenhum comentário:

Postar um comentário