sexta-feira, 24 de julho de 2020

Ag 2,10-19 – Povo Impuro Oferta Impura



 E
sse texto reflete bem a situação atual. O mundo em que vivemos, a igreja, não a instituição, mas a igreja peregrina que somos nós, povo católico que caminha neste mundo. Quantos católicos supostamente praticantes, ao menos se dizem praticantes, estão com o coração cheio de ódio, ressentidos, com sentimentos e pensamentos vingativos. Quantos católicos se deixam influenciar pelas coisas mundanas, estão contaminados por falsas doutrinas. Quantos aceitam o espiritismo, idéias reencarnacionistas; coisas completamente opostas a nossa doutrina, à Palavra de Deus.
            Relendo o versículo 13, refletimos que de nada vale ofertar um coração sujo, manchado a Jesus. Ele não aceitará. Ele pedirá que você se reconcilie com o irmão, com a sã doutrina, com os ensinamentos bíblicos. É preciso converter-se, mudar o caminho, mudar radicalmente o rumo de sua vida. É necessário entrar na vida nova, agir na vida nova, viver a vida nova que é a graça de Deus acontecendo na sua vida, na minha vida, na vida de todos nós. Diz a Palavra que todo aquele que disser que Jesus Cristo é o senhor, será salvo com toda sua casa. Sabemos que há pessoas simples, com um devocionismo ingênuo que talvez nunca tenham dito que Jesus é o seu senhor e salvador, mas expressam isso com gestos, com esperança, com fé perseverante. Enquanto outros, assoberbados, clamam em alta voz que Jesus é o senhor. E só. Muitas vezes é um clamor vazio, mera formalidade e eles pensam que apenas isso os leva ao céu. Enquanto aqueles outros não dizem com os lábios, sim com o coração; eles estão conquistando seu lugar no paraíso.
            Os versículos 15 e 18 citam a reforma do templo. O grande templo não é a construção de pedra, mas o templo de carne: nós, templos vivos; nosso coração, morada do Espírito Santo. O profeta Ezequiel no capitulo 36 de seu livro nos diz que o Senhor nos lavará com águas puras que nos limpará de toda imundície, de toda abominação. Tirará do peito nosso coração de pedra e colocará um coração de carne. Abra as portas do seu templo – que é você próprio – e deixe o Espírito Santo lavá-lo com suas águas puras, lavar todo o seu ser, para que Jesus venha e faça morada em seu coração; que converta o seu coração num sacrário vivo. Reconstrua, reforme seu templo, aceite Jesus como único senhor e salvador. O demônio põe no coração de muitos que Jesus é só mais um entre tantos “curandeiros”, mais uma força poderosa do universo, etc. e etc. Mentira! Jesus é único, Jesus é, foi e sempre será o caminho, a verdade e a vida. Jesus cura, salva e liberta. Cura com o poder do Espírito Santo, salva pelo seu sangue derramado e liberta pela Palavra. Só Jesus, só Jesus.
            Quando você for a igreja fazer a sua oferta – não a oferta material, mas o   coração – dê a Jesus um  coração puro, imaculado como o   de Maria, ou como o de  uma criança. E se ocasionalmente você trilhou outros caminhos que não os do Senhor, peça perdão. Peça perdão agora, já, neste instante. Depois procure um padre e faça uma boa confissão.  Busque o sacramento da penitência, da reconciliação, graça de Cristo concedida a nós através da Sua Igreja. Amém.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário