sábado, 15 de abril de 2017

Quer ser feliz?

Só se desencaminha de tal desígnio divino aquele que procura ser feliz fora de Deus

O ser humano busca constantemente ser feliz. Tudo o que as pessoas empreendem e visam tem como meta encontrar uma realização. Desde os gestos mais simples, como suprir as necessidades básicas, até os mais audaciosos projetos são impulsionados pelo desejo de satisfação interior. Essa procura pelo preenchimento da alma está inscrita no coração do homem. Deus nos fez para sermos felizes.
O Catecismo da Igreja Católica afirma: “Somente em Deus o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar” (CIC 27). É no Senhor que descobrimos a feliz vivência e a verdade acerca de todas as coisas, inclusive a nosso próprio respeito.

Em vários trechos da Sua Palavra, o Altíssimo nos dá princípios e ordens que nos orientam como proceder para sermos contagiados pelo bem-estar que vem d’Ele: “A alegria do Senhor será a vossa força” (Ne 8,10); O Sermão da Montanha (Mt 5,1-11); “Honra teu pai e tua mãe para que sejas feliz e tenhas vida longa sobre a terra” (Ef 6,2); e muitos outros.
Só desencaminha-se de tal desígnio divino aquele que procura ser feliz fora de Deus, que busca a sua própria verdade e realização (como se assim pudesse existir), motivado por uma noção inexata de como alcançar a felicidade. Em vez de construir uma alegria incorruptível, procuram gozo imediato sem projetar as consequências posteriores.
É essa a tentação que foi oferecida a Jesus no deserto (cf. Mt 4; Lc 4), e que também hoje o demônio usa para nos seduzir. Ele quer arrancar-nos a identidade através das ilusões do Ser, do Ter e do Poder, assim, cedemos aos impulsos que trarão satisfação apenas momentaneamente, colocamo-nos no lugar de deuses, perdemos a consciência da verdade a nosso respeito e consequentemente idolatramos aquilo que nos dá prazer.
Para ser feliz desde já é preciso renunciar a essas três tentações (ser, ter e poder), trabalhando em nós virtudes que são inversas a elas, as quais nos restabelecem a verdade de sermos criaturas e de que somente em Deus obteremos a alegria.
São práticas contrárias às tentações:
Louvor: palavras de agradecimento, de exaltação ao Senhor, que O colocam em primeiro plano na nossa vida, rendendo adoração Àquele que é e tudo pode em nós, por nós e em meio a nós.
Mesmo em meio à tribulação, louve, pois todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus (Rm 8,28). Só um coração agradecido confia verdadeiramente nisso, pois louva a Deus diante de sua impotência e conta com o Deus Misericórdia, acreditando que mesmo do sofrimento algo de proveito virá.

Amaldiçoar nessa hora é não acreditar que o Senhor manifestará seu socorro.
Outro fator é que aquele que não murmura torna-se mais agradável no convívio com outras pessoas. Causam boa impressão onde passam. A boca fala daquilo de que o coração está cheio (Lc 6,45).
Gratuidade: faça coisas sem esperar retribuição. Muitas das decepções que temos na vida vêm por esperarmos demais dos outros. Gratuidade liberta nosso coração de apegos e méritos, livra-nos da obrigação de recompensas, inclusive de nossas cobranças com nós mesmos. Quem não cobra do irmão, aprende a valorizar a pessoa em primeiro lugar a partir da experiência com si mesmo.
Agir com gratuidade é confiar na Divina Providência, já que proporciona o dom que se obteve de Deus em favor de quem está ao lado: Recebestes de graça, de graça dai! (Mt 10,8) e subtrai do coração a inclinação de ter.
O amor só é pleno quando é com gratuidade: não é interesseiro, desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo (I Cor 13,5-6).
Decisão: Aja para que sua felicidade aconteça. Tenha metas a pequeno, médio e longo prazo. Para ser feliz é necessário ter um projeto de vida. Se hoje não deu certo, não desista! Deus está nos seus sonhos, os quais podem ser o indicativo do Pai para a sua vocação.
Decida-se não parar diante das situações frustrantes. Isso comporta uma predisposição do coração em não se prostrar mediante os percalços e imprevistos do dia a dia. É natural ficar pesaroso diante de algo que venha a ferir os sentimentos, mas não se deve arrastar o problema ou supervalorizá-lo. O sofrimento tem que ser fecundo. Aprendemos com a dor, mas tudo nesta vida passa! Nada permanece, a não ser Deus.
Lembre-se de que a pessoa que decide viver bem o seu dia não se abate com alguns minutos que não foram favoráveis.
Decida-se pela felicidade em Deus, invista contra o anseio de poder, busque motivos interiores para ser feliz e não se sujeite a estar bem por conquistar bens ou por ter pessoas subordinadas. É errônea a concepção de que só se é feliz quando se conquista algo.
Por fim, é possível não somente chegar à alegria terrena, na nossa natureza humana, como também ao júbilo espiritual, pois a felicidade é um dom para o ser humano no seu todo.
O Pai quer realizar-nos por completo, dando-nos a identidade de sermos filhos, que junto a Ele têm a posse do Seu Reino e de um dia podermos dividir da Sua glória. Aí está a verdade da felicidade.
Deus o abençoe.

 Sandro Arquejada

Nenhum comentário:

Postar um comentário