sexta-feira, 7 de julho de 2017

Vinde, Espírito Criador!


Estamos celebrando a grande Solenidade de Pentecostes, onde recordamos a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e Nossa Senhora, que estavam reunidos no cenáculo. Nesse evento, podemos perceber o efetivo cumprimento da promessa: "Depois de tudo isso, derramarei o meu espírito sobre todos os viventes. E, então, todos os vossos filhos e filhas falarão como profetas: Os anciãos receberão em sonho suas mensagens e os jovens terão visões" (Jl 3,1). Ou ainda como escutamos na liturgia do domingo passado, da Ascensão do Senhor: "Mas recebereis o poder do Espírito Santo que virá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra”(At 1,8).
O Senhor derramou o Espírito Santo para que os discípulos pudessem ser autênticas testemunhas, anunciando Jesus Cristo em todos os cantos da terra. Ele não quer que nós fiquemos parados olhando para o céu (cf. At 1,11)! O Espírito Santo nos dá a coragem e a ousadia para anunciarmos o nome de Jesus Cristo por onde quer que estejamos. Esse é o estado de missão que a Igreja tanto nos pede.
Se olharmos a Sagrada Escritura, enquanto não receberam a Força do Alto, os discípulos permaneciam trancados, com medo (cf. Jo 20,19). Podemos concluir então que os discípulos não receberam o Espírito Santo porque eram fervorosos, mas se tornaram fervorosos porque receberam o Espírito Santo! Esse é o segredo para nós: Viver uma vida segundo o Espírito!
Pentecostes é, além disso, considerado o acontecimento fundacional da Igreja Católica. Em uma de suas pregações, o Frei Raniero Cantalamessa, pregador da Casa Pontifícia, apresentou duas linhas de força do Pentecostes: "Todos ficaram cheios do Espírito Santo" (At 2,4) e "...todos nós os escutamos anunciando as maravilhas de Deus em nossa própria língua." (At 2, 11).
Estamos em plena festa do Jubileu de Ouro da Renovação Carismática no mundo. "A RCC é um dos grandes sinais do despertar do Espírito e dos Carismas na Igreja. A experiência do Espírito Santo em Pentecostes levou a Igreja a descobrir a figura de Jesus e seus ensinamentos. O Paráclito, prometido por Jesus, conduz os discípulos à 'verdade plena' sobre o Pai e o Filho."
Quando Jesus enviou o Espírito Santo, conforme havia prometido, deu uma ordem a seus discípulos: "Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo." Essa missão para todos nós, batizados no Espírito Santo: Sermos testemunhas do Senhor, em todos os cantos da terra, anunciando com intrepidez Sua Palavra e andando conforme o Espírito (cf. Gl 5, 25).
 Pe. Heldeir Gomes Carneiro

Coordenador Nacional do Ministério Cristo Sacerdote

Nenhum comentário:

Postar um comentário