sábado, 20 de outubro de 2012

Família- Ninho de amor


 
O amor é fundamental e imprescindível para a boa formação do caráter e da personalidade de uma criança e depois, do adulto.  Aliás, é por isso que no projeto divino para a felicidade terrena do ser humano, Deus criou a família para ser um “ninho de amor”, onde o casal venha a se unir por amor e a viver uma longa vida de amor, e para que os filhos venham a esse ninho de amor para receber muito amor desde a concepção até a maturidade.  Quando a família é um ninho de amor, os pais e os filhos são mais sadios, felizes e realizados. Quando a família é desajustada, quando os pais não se amam ou vivem em constante discórdias ou até violências verbais ou físicas, são todos infelizes, tanto os pais como os filhos. Os mais prejudicados  porém são os filhos.

Nos planos do grande amor de Deus para cada ser humano se encontra  o desejo    d’Ele de fazê-lo feliz já na vida terrena,  e depois  divinamente feliz na outra vida, que será definitiva. Deus sabe que o ser humano só se realiza de fato quando se realiza no amor. Por isso Deus criou os laços de sangue para unificar as pessoas numa mesma família para que nela se criem os laços de amor. Por esse raciocínio compreendemos  porque Deus quer a união indissolúvel do casal.  Só a união estável com a vivencia do amor fiel e indissolúvel  é capaz de gerar um ninho de amor para que o próprio casal e os filhos  possam viver numa verdadeira atmosfera de amor.  E só esse amor pode fazer o ser humano feliz, realizado e uma personalidade bem formada.

A desagregação da família que assistimos hoje, a disseminação dos contra valores  da família com a exaltação dos vícios que a destroem, as leis que facilitam as separações, os divórcios,  mais uniões, a união de pessoas do mesmo sexo, tudo isso agride a família, a desestabiliza,  a destrói. Como consequência vemos as pessoas cada vez mais com problemas pessoais que revelam a infelicidade, as irrealizações, os mais diversos traumas, a depressão disseminada e presente até em adolescentes e jovens, problemas que exigem recursos a psico terapias e a medicações psiquiátricas. Uma família desajustada é uma “fábrica” de pessoas infelizes e doentes.

Toda essa constatação deveria levar os governantes, os formadores de opinião, os dirigentes da sociedade, os professores e mestres, as religiões e as igrejas a priorizarem a formação de ótimas famílias, como garantia de pessoas mais felizes, de uma sociedade mais favorável à realização de seus componentes. Mas o que vemos é o contrário.

Bons casais que vivem e cultivam o amor fiel e indissolúvel são a garantia de famílias “ninho de amor”. Famílias ninho de amor são a garantia de filhos ajustados, realizados e felizes. Casais com filhos felizes são a certeza de uma sociedade melhor, mais feliz.

Se o casal é religioso, se compreende a importância de Deus na vida dos filhos, e eles procuram levar um “Deus de amor” ao coração dos filhos, estes são evangelizados na “igreja doméstica”  e passarão a integrar a comunidade católica. Essa participação levará os benefícios das riquezas espirituais da Igreja para esses filhos.

A Igreja leva a sério a formação de boas famílias para que sejam “igrejas domésticas”. Mas também se empenha para dar melhor formação religiosa para as crianças que consegue atingir com suas pastorais. Formando famílias ninhos de amor e igrejas domésticas, a Igreja está dando a melhor contribuição para que a sociedade também seja muito melhor.
De artigo do Pe. Alirio Pedrini.
 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário