domingo, 30 de outubro de 2011

Em quem confiar?


Nossa proteção está no nome do Senhor que fez o céu e a terra, diz o salmista em Sl 123,8. Quantos de nós colocamos nossa esperança, contamos com a proteção e o socorro nas pessoas ou até mesmo em talismãs e mandingas. Não queremos dizer com isso que não podemos nem devemos contar com o auxilio – prestimoso – dos irmãos; é claro que sim. Mas acima de tudo contamos com a benevolência divina para que esse auxilio seja eficaz. Não podemos colocar única e exclusivamente nossa vida nas mãos de outros; somente nas mãos do Senhor.

E quanto ao uso de medalhas e crucifixos? Se não forem usados como amuletos, nada demais. Estes apetrechos podem ser naturalmente usados como ornamento e/ou símbolos de fé. De modo especial o crucifixo, que nos faz lembrar o sacrifício de amor que Jesus Cristo fez por cada ser humano, por cada um de nós. Usados como amuletos ou talismãs no intuito de livrar de males, de nada servirão; terão desvirtuado o seu uso, que repetindo, são sinais de nossa fé, nada além disso,

Para nos proteger dos perigos deste mundo devemos ser prudentes, cautelosos, evitar situações de risco. Contar com a proteção divina, mas com os pés no chão, afinal não por Deus a prova, diz a Bíblia em Mt 4,7: “não tentarás o Senhor teu Deus”. Assim disse Jesus ao ser interpelado pelo demônio, quando este lhe desafiou a saltar do alto de uma torre, citando a Palavra em Sl 90,11-12: “Ele deu a seus anjos ordens a teu respeito; eles te protegerão com as mãos, com cuidado para não machucares teus pés nalguma pedra.”

Podemos aqui relatar testemunhos diversos de ambas circunstancias: gente que deliberadamente assumiu riscos contando com a proteção divina, se julgando imune por conta disso e no fim descobriu da pior forma possível que tentar a Deus não é uma boa coisa. Também há casos de gente que involuntariamente colocou a vida em risco e com certeza, por ação de Deus, contou com livramento de maneira prodigiosa. Daí podemos afirmar com toda certeza, que nosso socorro, nossa proteção está em Deus criador de tudo e de todos, no entanto, devemos fazer nossa parte. Afinal, não estamos imunes ao mal só por sermos cristãos, em verdade somos imunes aos efeitos do mal, quando confiamos em Deus e aceitamos seus desígnios.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário